segunda-feira, outubro 01, 2012

«ALEITAMENTO MATERNO do que se diz ao que se sabe...» de BÁRBARA DE SOUSA e TERESA PACHECO [ SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO ]





NA SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO aconselhamos o livro

«ALEITAMENTO MATERNO - do que se diz ao que se sabe...» 
de autoria das Enfermeiras BÁRBARA SOUSA e TERESA PACHECO conta com o prefácio do médico pediatra, Mário Branco, e está dividido em quatros partes. 
A primeira aborda a amamentação: expectativas; 
a segunda: amamentação:vivências;
a terceira: benefícios do leite materno 
e a quarta: regresso ao trabalho. 

Em apenas 96 páginas com formato de livro de bolso, para ser lido facilmente, em qualquer lado, as autoras pretenderam, de uma forma expedita, esclarecer alguns mitos, verdadeiros ou não sobre o aleitamento materno. Não desvalorizando o que se diz, mas com fundamentação se conclui que nem sempre se vai de encontro ao que se sabe. 

As autoras
BÁRBARA SOUSA e TERESA PACHECO - Enfermeiras, a trabalhar há 10 anos na Área de Saúde Materna e Obstétrica e Conselheiras em Aleitamento Materno, partilham os seus conhecimentos, baseados na investigação e prática diária (com mães, bebés e familiares), oferecendo conselhos práticos e úteis a quem vivencia a amamentação.

Deixamos aqui um breve registo do prefácio do pediatra Mário Branco:
« A amamentação ao peito é carinhosamente apelidada de 4º trimestre da gravidez. Na verdade o recém-nascido aleitado ao peito permanece, tal como o feto, totalmente dependente da mãe em termos nutricionais e de cuidados. A vida desta é, praticamente em exclusividade, preenchida na alimentação e no cuidar do seu filho. É o objectivar face a face da dependência "in útero". A grande diferença é que na gravidez a alimentação do filho é feita sem a intervenção intencional da mãe ou do feto, enquanto que após o nascimento o aleitamento materno implica uma acção a dois, de oferta e de procura, cuja vivência ultrapassa em muito o simples acto de nutrir.
Quem melhor para nos falar deste acto de amor do que quem profissionalmente contacta e vive diariamente com ele. E o que vive? Vive e partilha o florido de incertezas, dúvidas, angústias, temores, sucessos e desilusões. Vive a arte e os afectos. .... »

Este livro é o número 3 da colecção "AS CORES DO SABER" das Edições MinervaCoimbra tem capa e ilustrações de Luísa Alte da Veiga.
O nº. 1 intitula-se «Os benefícios do chocolate» e o nº. 2 «A sexualidade do homem depois dos 50 anos».

Sem comentários: