terça-feira, outubro 02, 2012

«ATENAS - O PESO DA HISTÓRIA» por JOSÉ RIBEIRO FERREIRA [CICLO "CULTURAS E PAISAGENS] 3 de OUTUBRO, 18H30 [LIVRARIA MINERVA GALERIA] COIMBRA





      CONVITE
       03 de Outubro. 18h30 . Coimbra . Livraria Minerva 

        «ATENAS - O PESO DA HISTÓRIA»
       por JOSÉ RIBEIRO FERREIRA
      
        Ciclo: «CULTURAS E PAISAGENS»
        Documentário
       Livraria Minerva Galeria 
       Rua de Macau, 52 (Bº Norton de Matos) – CBRA   

O ciclo «Culturas e Paisagens» prossegue esta quarta-feira, 3 de Outubro, pela 18H30  com José Ribeiro Ferreira  (Professor catedrático aposentado de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), na Livraria Minerva da Rua de Macau.


Ribeiro Ferreira, especialista de Estudos Clássicos apresentará um documentário comentado sobre a capital da Grécia.
"Atenas – o peso da história e da memória"
 Com recurso a Powerpoint fará uma apresentação da cidade – ou melhor, partes dela – no seu traje noturno e diurno. 
Ao percorrer ou palmilhar as ruas de Atenas  – em pontos altos ou de mistura com o outro casario – com locais e monumentos simbólicos, antigos ou modernos:
a altaneira proteção do Licabeto e a Acrópole, a aparecer e a desaparecer por entre os volumes mais altos; o Arco de Adriano e as elaboradas colunas do Olimpieu, entrevistas ao dobrar de curva, através da copas das árvores; as concorridas praças Síntagma (Constituição) e Omónia (Concórdia);
o delicado estilo neoclássico do Parlamento, da Academia, da Universidade, do Museu Nacional de Atenas, do Zappeion Mégaron (ou Palácio das Exposições).
Será abordado o passado de Atenas e dos monumentos e locais que, vindo desse passado, não só a marcaram e a definiram, como também influenciaram a arquitetura e 
arte da Europa e do mundo: Ágora, Estádio Panatenaico, Templo de Zeus Olímpico, edifícios da Acrópole (Pártenon, Erecteu, Atena Nike, Propileus), Teatro de Diónisos, Areópago.

Este ciclo foi iniciado por Maria Helena Teixeira com uma viagem à Índia. A próxima sessão conta com Carlos Costa Almeida.

Sem comentários: