quinta-feira, setembro 29, 2011

" OS PRESIDENTES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO (1910-1926)" nas TERÇAS-FEIRAS DE MINERVA





Coube ao Engº Carlos Ferreira, Presidente da Comissão Organizadora do Centenário da República em Miranda do Corvo, fazer a apresentação do
livro
"OS PRESIDENTES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO (1910-1926)"
de autoria de Alexandra SilvaAmadeu Carvalho HomemAnabela Nunes MonteiroMaria Antónia Lucas da SilvaFernando FavaAntónio Maduro e Miguel Santos.


Este livro, publicado pela Câmara Municipal de Miranda do Corvo, a par da edição fac-similada da "Cartilha do Povo", e de um próximo a  apresentar dia 5 de Outubro no Salão Nobre da Câmara Municipal de MC intitulado "República e Democracia" insere-se na programação e nos objectivos, que conjuntamente com outras iniciativas aquele  Município levou a cabo nas Comemorações do Centenário da República.
Com a presença dos autores (apenas ausente, por incompatibilidade de horários, Alexandra Silva), a sessão realizou-se na Livraria Minerva
(Bairro Norton de Matos), em Coimbra.
Esta sessão inseriu-se na programação das "Terças-Feiras de Minerva"
e assinalou o seu recomeço depois de férias.



Com uma brilhante abordagem levada a cabo por Carlos Ferreira que focou alguns dos aspectos mais característicos e relevantes da vida pública, dando ênfase à privada, de Manuel de Arriaga, Teófilo Braga, Bernardino Machado, Sidónio Pais, Canto e Castro, António José de Almeida e Manuel Teixeira Gomes.
Para além da apresentação de Carlos Ferreira, contou-se ainda com a intervenção de Amadeu Carvalho Homem (presidente da Alternativa e que lançou o desafio para este projecto), de Fernando Fava (coordenador da obra), e de Isabel de Carvalho Garcia, que abriu e encerrou a sessão, agradecendo a oportunidade que as Edições MinervaCoimbra tiveram ao serem convidadas para colaborar nesta edição que ficará para memória futura.
Enalteceu o esforço da Presidente da Câmara, Dra. Fátima Ramos, de uma vila recheada de republicanos emblemáticos, como José Falcão, Luís Baeta de Campos, Belisário Pimenta e Armando Alves da Silva, entre outros. Esforço para que as Comemorações do Centenário da República, naquela vila, ficassem na memória de todos, mas também ao deixar obra publicada, para que essas comemorações ficassem perpetuadas Ad eternum.




Este livro, de inegável interesse no campo da historiografia, vem ajudar a compreender que homens foram os Presidentes da Primeira República Portuguesa e, nesse mesmo sentido, as razões pessoais que, tantas vezes, presidiram ou influenciaram as suas decisões e comportamentos.

Sem comentários: