segunda-feira, outubro 03, 2011

SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO [" ALEITAMENTO MATERNO - do que se diz ao que se sabe...]




No âmbito da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que se comemora de 3 a 9 de Outubro, aconselhamos o livro:
"ALEITAMENTO MATERNO....do que se diz ao que se sabe...."
de Bárbara Sousa e Teresa Pacheco
com ilustrações de Luísa Alte da Veiga.

O livro
Em momentos de aflição, todos nós somos peritos a dar conselhos, mesmo quando não nos pedem. Mas serão os melhores? Se é bem verdade que “a conselho amigo, não feches o postigo”, também o é “muito ajuda quem não atrapalha”. No que toca ao aleitamento materno todas as pessoas conhecem alguém que já o vivenciou enfatizando aspectos, tidos como certos, e que no fundo não têm razão de ser. São também do conhecimento público ideias estereotipadas relacionadas com este tema. Ao longo da leitura deste livro esclarecemos alguns mitos, verdadeiros ou não sobre o aleitamento materno.


Todos os pais querem o melhor para os filhos e sabem que o leite materno é o melhor, mas pensam sempre na alternativa, caso dê “para o torto”. Mas nem sempre é preciso recorrer a ela! Basta sentar, pensar, procurar literatura adequada e procurar o conselho de quem lida diariamente com estas questões. Uma família informada certamente encontrará no aleitamento materno o melhor início de vida para o seu bebé.


As autoras
Bárbara Sousa e Teresa Pacheco
Enfermeiras, a trabalhar há 8 anos na Área de Saúde Materna e Obstétrica e Conselheiras em Aleitamento Materno, partilham os seus conhecimentos, baseados na investigação e prática diária (com mães, bebés e familiares), oferecendo conselhos práticos e úteis a quem vivencia a amamentação.

Sem comentários: