quarta-feira, novembro 23, 2011

APRESENTAÇÃO DO LIVRO «CONCENTRAÇÃO DOS MEDIA E LIBERDADE DE IMPRENSA» de SILVINO LOPES ÉVORA [ COIMBRA, SÁBADO, 26 DE NOVEMBRO, 14H30]




CONVITE

O Núcleo dos Estudantes Tarrafalenses em Coimbra - NETC, o Pelouro de Cultura da Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago, as Edições MinervaCoimbra, o Director da Colecção Comunicação, 
Mário Mesquita e o Autor
 têm o prazer de convidar para a apresentação do livro

 CONCENTRAÇÃO DOS MEDIA E LIBERDADE DE IMPRENSA

    de Silvino Lopes Évora
A apresentação será feita pela Doutora Inês Amaral.

A sessão realiza-se no próximo sábado, dia 26 de Novembro, pelas 14H30
 no FADO AO CENTRO, Rua Quebra Costas, nº 7 - Coimbra. 

Sessão enquadrada nas Actividades Comemorativas do X Encontro dos Tarrafalenses e Amigos do Tarrafal em Portugal.

***

O livro
Regista-se hoje nos países ocidentais o predomínio do capital privado no sector da comunicação social,assumindo os processos de concentração da propriedade grande protagonismo nas dinâmicas financeiras. Desta feita, teóricos, analistas e observadores, inspirados em argumentos frankfurtianos, têm referenciado a concentração dos media como um dos principais entraves ao exercício da liberdade de imprensa, nas sociedades democráticas.


Em Portugal, os jornalistas entendem que a concentração diminui o número de empregadores, reduzindo, por conseguinte, a quantidade de postos de trabalho e a sua autonomia profissional. Para estes profissionais, a concentração contribui para o aumento de desemprego, de auto-censura e da precariedade, diminuindo os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos.


Este livro é o nº 55 de Colecção Comunicação - série jornalismo.


O Autor












Silvino Lopes Évora é licenciado em jornalismo (Universidade de Coimbra), pós-graduado em jornalismo judiciário (Universidade Católica Portuguesa) e Mestre em Ciências da Comunicação (Universidade do Minho). Doutorado em Ciências da Comunicação - Área de Sociologia e Informação (Universidade do Minho). 
Exerceu a docência na Escola Secundária de Tarrafal de Santiago (Cabo Verde), leccionando a cadeira de Língua Portuguesa (1997-1999) no mesmo período de tempo em que desempenhou a função de Director de Educação e Cultura da Associação Cívica de Chão Bom, em Tarrafal.
Foi jornalista estagiário no jornal  O Público, em Lisboa, em 2004, integrado na sessão Sociedade.
Silvino Lopes Évora tem vários artigos publicados, uma presença assídua na blogosfera, escreve para jornais, organiza simpósios e colóquios sobre diversas temáticas e participa em conferências, apresentando comunicações.
Para além do gosto pelo jornalismo, pela investigação e pela docência, também cultiva a escrita lírica.

Sem comentários: