quarta-feira, dezembro 15, 2010

REPÚBLICAS EM PARALELO: PORTUGAL E ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA [apresentação por MÁRIO MESQUITA e FERNANDO CATROGA] Coimbra, 16 de Dezembro, 18h30, Livraria Minerva


CONVITE

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD)
e a Livraria Minerva
têm o gosto de convidar para o lançamento do livro

Repúblicas em Paralelo: Portugal e Estados Unidos da América
de autoria de Alexander Keyssar, António Reis, Horst Mewes,
Fernando Catroga e José Esteves Pereira.

A apresentação do livro será feita por Fernando Catroga e Mário Mesquita.

A sessão realiza-se no próximo dia 16 de Dezembro de 2010, às 18h30, na Livraria Minerva,
Rua de Macau, 52 (Bº Norton de matos) em Coimbra.

O livro
A Fundação Luso-Americana (FLAD) associou-se às comemorações do Centenário da I República em Portugal com a análise comparada da Revolução Americana e da Revolução Portuguesa por historiadores portugueses e americanos: Alexander Keyssar (Universidade de Harvard), António Reis (UNL), Fernando Catroga (FLUC) e Horst Mewes (Universidade do Colorado, Boulder), seguidas da síntese conclusiva por José  Esteves Pereira (UNL).
As relações entre o Estado e a Religião na Constituição Portuguesa de 1911 e na Constituição Americana constituíram uma das temáticas abordadas. Nos Estados Unidos, as religiões favoreceram a fundação de uma esfera pública autónoma, mas em certos países europeus, em especial, em França, Portugal, Espanha e Itália, foram encaradas como obstáculo à modernidade.

Associando-se às Comemorações do Centenário da República, a Fundação Luso-Americana publica esta obra resultante de um colóquio realizado em Maio de 2010.

http://www.flad.pt/

Sem comentários: