quinta-feira, novembro 18, 2010

ELITES E PODER MUNICIPAL NO PORTUGAL RURAL-SOURE DA MONARQUIA À REPÚBLICA de Fernando Tavares Pimenta [Dia 18 de Novembro, 18H00]


CONVITE

A Editora Areias do Tempo e o Autor têm o gosto de convidar para
a apresentação do livro  ELITES E PODER MUNICIPAL NO PORTUGAL RURAL
-SOURE DA MONARQUIA À REPÚBLICA (1820-1926)
de Fernando Tavares Pimenta

A apresentação será feita pelo Prof. Doutor Luis Reis Torgal.

A sessão realiza-se no dia 18 de Novembro, pelas 18horas,
na Livraria Minerva, Rua de Macau, 52, em Coimbra.


O livro
Este livro analisa os comportamentos políticos e as estratégias de reprodução social no poder das elites rurais portuguesas durante a Monarquia liberal e a 1.ª República, tendo por base o estudo da vida política do município de Soure de 1820 a 1926. Neste sentido, a obra coloca em perspectiva o processo de instalação do liberalismo no mundo rural, os limites e os insucessos da Regeneração, a crise do regime monárquico e a sua substituição pela República implantada em 1910. Demonstra enfim as profundas contradições do projecto político republicano no país rural, nomeadamente a sua incapacidade em promover o desenvolvimento económico da província e a emancipação social da maioria da população.

“(...) Assim, os estudos sobre Soure, de Fernando Pimenta, não nos devem impressionar, mesmo tendo em conta que o autor se tem vindo a formar e a afirmar como historiador já credenciado na análise dos movimentos independentistas brancos em Angola e na reflexão sobre a questão da Colonização e da Descolonização. Mas, este estudo sobre Soure não foi tarefa fácil, pois, para além de o obrigar a conhecer a documentação local e regional ao longo de uma época extensa, de mais de um século (1820-1926), supôs que conhecesse bem dois períodos difíceis da nossa história, o Liberalismo e a sínteses e muitas monografias. Ou seja, implica a leitura de milhares de páginas, que não podem ser esquecidas, a menos que se faça um trabalho apressado (hoje muito comum) (...)”
                                         Luís Reis Torgal  (in Prefácio)

O Autor
Fernando Manuel Tavares Martins Pimenta é Doutor em História e Civilização pelo Instituto Universitário Europeu de Florença e Investigador de pós-doutoramento da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia junto do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20-UC) e do Departamento de Política, Instituições e História da Faculdade de Ciência Política da Universidade de Bolonha. É também colaborador do Instituto de História Contemporânea de Ferrara. Escreveu Brancos de Angola. Autonomismo e Nacionalismo, 1900-1961 (Coimbra, Minerva, 2005), Angola no Percurso de um Nacionalista. Conversas com Adolfo Maria (Porto, Edições Afrontamento, 2006), Angola. Os Brancos e a Independência (Porto, Edições Afrontamento, 2008), Soure. Família, Matrimónio e Sociedade (Coimbra, Areias do Tempo, 2009) e Portugal e o Século XX. Estado-Império e Descolonização, 1890-1975 (Porto, Edições Afrontamento, 2010). Em 2009 venceu o Prémio Victor de Sá de História Contemporânea da Universidade do Minho.

Sem comentários: