sábado, novembro 21, 2009

COMUNICAÇÃO POLÍTICA NA REVOLUÇÃO DE ABRIL DE MARCO GOMES. A HISTÓRIA A PARTIR DA IMAGEM.





      As Edições MinervaCoimbra lançaram o primeiro volume da Colecção Comunicação História e Memória dirigida por Isabel Nobre Vargues, consolidando assim a sua liderança editorial na área da Comunicação. 
      “A Comunicação Política na Revolução de Abril (1974-1976)”, da autoria de Marco Gomes, foi apresentado por Amadeu Carvalho Homem. Trata-se de uma obra que se debruça sobre a comunicação política, privilegiando um caminho relativamente inovador, afirmou o historiador. Efectivamente, no seu trabalho agora publicado, Marco Gomes analisa a comunicação política do ponto de vista da imagem. 
    Amadeu Carvalho Homem confessou o seu entusiasmo pelo potencial que demonstra o aproveitamento da imagem para a historiografia, “como a imagem se introduz no fenómeno histórico”. Realizada fundamentalmente pelo verbo, a comunicação política passou, depois do 25 de Abril de 1974, a fazer-se também através da imagem nos mais diversos suportes — murais, cartazes, fotografia, objectos... mas este é um aspecto ainda pouco investigado e que, de acordo com Amadeu Carvalho Homem, merece mais atenção. 
    Isabel de Carvalho Garcia e Isabel Nobre Vargues, por seu turno, apresentaram a nova colecção das Edições MinervaCoimbra. A história e a memória da comunicação é hoje uma área de investigação que importa desenvolver, tendo em vista uma melhor compreensão e um estudo do papel e da responsabilidade social e cívica do historiador, do escritor e do jornalista nas sociedades mediatizadas tais como também se definem as sociedades contemporâneas. 
    A Colecção Comunicação História e Memória pretende assim contribuir para essa reflexão dando a público novos estudos e antigas fontes. Nas duas vertentes, História e Memória, serão publicados estudos de diversa natureza e de investigadores de diversas gerações e formações, sob a forma de ensaio, memória, diário, perfil ou biografia, estudo de associação e de empresa, tese, acta e outras obras, em reedição, pois algumas já não se encontram facilmente disponíveis e são verdadeiros tesouros para o sucesso da investigação que assim ficam acessíveis ao leitor. 
    Recorde-se que a Colecção Comunicação História e Memória é um complemento às três colecções de Comunicação já existentes nesta editora de Coimbra, e dirigidas por Mário Mesquita.

Sem comentários: