segunda-feira, junho 01, 2009

DIA INTERNACIONAL DA CRIANÇA

Hoje, DIA INTERNACIONAL DA CRIANÇA, as Edições MinervaCoimbra recomendam:


Da Colecção Letras Pequenas:

“DANIEL E O BICHO DA LANTERNA" de Noémia Malva Novais e Inês Massano




A autora, Noémia Malva Novais, é jornalista e investigadora na área da História e da Comunicação mas assume-se, essencialmente, como comunicadora. Inês Massano é uma jovem ilustradora, professora de Educação Visual, e já ilustrou outros dois livros infantis.

O livro conta a história de um menino, o Daniel, que sonhou que tinha uma lanterna onde estava um bicho.



"O CARAMELO DA LEONOR" de Daniela Santiago e Virgílio Santos

**** LIVRO CONTÉM VERSÃO EM BRAILLE ****


"O Caramelo da Leonor" é a história verídica de uma menina traquinas e de um gato gordo e dorminhoco, cor de caramelo...

Uma história de amizade e respeito, a tinta e em braille, para recordar que todos têm direito a "ler" e a partilhar aventuras cheias de ternura.

Com este livro, a jornalista da RTP Daniela Santiago, pretende alertar consciências para a necessidade de nunca esquecermos aqueles que "olham" o Mundo de forma diferente.

Na RTP há quase 13 anos, decidiu escrever esta história, verídica, para a dedicar à filha Leonor... que passa a vida a "aterrorizar" o gato Caramelo.

Ao mesmo tempo, muitos outros meninos vão partilhar as traquinices dela, mesmo aqueles que não tiveram a sorte de nascer com a visão.

A ideia do livro ter palavras, ilustrações e braille foi uma ideia da autora.

Daniela Santiago pretende alertar consciências para a importância do braille em livros, rótulos de brinquedos, produtos alimentares... por todas as crianças invisuais, mas também pelos pais que querem brincar com os filhos, contar-lhes histórias, ter uma vida "quase" normal, e não podem.



Da Colecção Geração21:

"O NONO BRASÃO" de Ana Pedroso de Lima Martins e "SEGREDOS DO SUB-MUNDO" de Júlia Durand





Ana Pedroso de Lima Martins, uma jovem de 14 anos, começou a escrever "O NONO BRASÃO" com 12 anos e terminou-o um pouco antes de fazer 14. "Quando, ao procurar um tesouro para levar para a escola e surprender os colegas, Miguel encontra, quase por acidente, uma colher gigante de ouro maciço, não pode saber que terá acesso a um mundo repleto de magia e mistério, pronto a ser explorado por ele e por mia, uma curiosa rapariga que rapidamente se torna sua amiga e companheira nesta aventura".

Júlia Durand é, actualmente, a mais jovem autora das Edições MinervaCoimbra. "O poder da música é infinito. Artemise, uma jovem de 14 anos, entra num mundo paralelo através de um clarinete e de uma pena. Rapidamente encontra a sua personagem espelho e uma amiga que conhecera muito tempo atrás, Mis. Juntas, partem para uma jornada de exploração do Sub-Mundo, à procura da irmã de Mis, Luna, uma rapariga que fora a sua melhor companheira e que desaparecera misteriosamente. Nessa aventura Artemise vai aprendendo a cultura do Sub-Mundo, mas também se depara com obstáculos difíceis de superar".




NA LIVRARIA MINERVA ENCONTRA AINDA OS LIVROS DO PLANO NACIONAL DE LEITURA "LER +"

Sem comentários: