domingo, março 02, 2008

INFOGRAFIA DA IMPRENSA - única obra publicada sobre o tema em Portugal.



A Hemeroteca Municipal de Lisboa, em colaboração com as Edições MinervaCoimbra, promovem no próximo dia 6 de Março, pelas 18h00, a apresentação do livro INFOGRAFIA DA IMPRENSA - História e análise ibérica comparada, de Susana Almeida Ribeiro (jornalista do publico.pt).

A apresentação será feita por António Granado (jornalista do Público e professor universitário) e a sessão realiza-se na Hemeroteca Municipal de Lisboa (Rua de S. Pedro de Alcântara, 3 ao Bairro Alto).

INFOGRAFIA DA IMPRENSA - História e análise ibérica comparada é o n.º 51 da Colecção Comunicação, das Edições MinervaCoimbra, dirigida por Mário Mesquita.


Sobre o livro:
As infografias são uma das ferramentas mais úteis do jornalismo moderno. Das infografias das páginas dos jornais aos gráficos animados online, estes utensílios informativos estão a ganhar espaço. As infografias simplificam, resumem, aclaram e fazem reter a informação nas mentes dos leitores. Elas dão a conhecer pormenores que as fotografias não captam e explicam fenómenos que a palavra escrita nem sempre consegue fazer passar, por muito descritiva que seja. As infografias são visualidade. Elas mostram. Condensam o que de importante há a reter em determinada notícia e apresentam-na num "formato de leitura rápida".

Com uma vista de olhos, o leitor apressado de hoje consegue captar o básico sobre determinado fenómeno ou acontecimento. Mais que necessárias, as infografias assumem um papel de utilidade pública. Elas são uma democratização dos gráficos explicativos que antigamente só se podiam ver em enciclopédias ilustradas.

Esta obra é um esforço de síntese teórica do universo da infografia: o que são infografias, de que forma se inserem no contexto do jornalismo visual, quando surgiram e em que jornais.

Exibe-se igualmente a primeira infografia publicada na imprensa periódica portuguesa, que data de 1723, e ensaia-se um primeiro "retrato de família" da classe profissional em Portugal.


Sobre a autora:
Susana Almeida Ribeiro nasceu a 26 de Maio de 1977 em Coimbra. Licenciou-se em Jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 1999. Iniciou a actividade profissional no publico.pt , em Dezembro desse mesmo ano, trabalhando para o serviço noticioso "online" Última Hora, onde permanece ainda hoje.

Em 2003, quando ingressou no mestrado de Comunicação e Jornalismo, na UC, deslocou-se de Lisboa para a delegação do jornal Público em Coimbra. No decurso da tese de mestrado que subjaz a esta obra viveu em Madrid durante seis meses, de Fevereiro a Julho de 2004, com uma bolsa Erasmus.


Sem comentários: