terça-feira, novembro 15, 2005

Nos bastidores do jogo político


Fazem parte do núcleo mais restrito da esfera do poder.
Nas sedes partidárias, nos gabinetes do Primeiro Ministro e do Presidente da República, em todos os ministérios do Governo, nas autarquias locais, encontramos assessores de imprensa. Participam no coração do sistema de informação. O grande objectivo destes profissionais é contribuir para criar uma imagem favorável dos políticos que representam, junto dos cidadãos - eleitores.

Nesta pesquisa procuramos responder a uma pergunta inicial: qual o papel desempenhado pelos assessores de imprensa no processo de construção da imagem dos governos do Partido Socialista, liderados por António Guterres, de 1995 a 2002?

"Nos bastidores do jogo político" traça o perfil dos assessores, revela qual o conteúdo e os limites da sua intervenção, que motivações os guiam, qual a ligação com o partido que apoia o Governo e como se relacionam com os media.


VITOR MANUEL GONÇALVES LOUREIRO, nasceu em Viseu em 1969. É licenciado em Comunicação Social e possui o mestrado em Ciência Política. É assistente convidado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa. Iniciou as funções de jornalista, em 1992, na RTP. Especializou-se em assuntos políticos. É editor de política nacional na RTP. Coordena e apresenta o programa televisivo de debate político "Parlamento". É autor do livro "A Agenda de Cavaco Silva".

Sem comentários: