quarta-feira, fevereiro 19, 2020

AQUILINO RIBEIRO NA DITADURA MILITAR E NO ESTADO NOVO DE SALAZAR (1926-1963) [APRESENTAÇÃO EM COIMBRA, 21 DE FEVEREIRO, 18H00] CASA MUNICIPAL DA CULTURA


Convite

As Edições MinervaCoimbra, o Director da Colecção 
Minerva-História e o Autor
têm o prazer de convidar para o lançamento de 

Aquilino Ribeiro na Ditadura Militar 
e no Estado Novo de Salazar (1926-1963) 

de Renato Nunes

A apresentação será feita pelo por Prof. Doutor Luís Reis Torgal e a sessão realiza-se no próximo dia 21 de Fevereiro, sexta-feira, pelas 18h00
na Casa Municipal da Cultura, Rua Pedro Monteiro, Coimbra. 

                                                         ***

Neste livro, que resulta de um projecto amadurecido ao longo de 12 anos, analisa-se o percurso sui generis de um homem que teve como programa de vida (o grande sentido da sua existência) ser escritor profissional, num país pouco povoado, marcado por elevadas taxas de analfabetismo e onde os direitos de autor eram quase uma miragem. Numa época (Ditadura Militar e Estado Novo) marcada pela censura e pela repressão. A representação do autor, desse percurso de Aquilino Ribeiro, pretende afirmar se como mais um contributo para desvendar a vida de um mestre lido, admirado e recomendado, até mesmo por António de Oliveira Salazar, como de resto se comprova pelas palavras que o ditador proferiu ao jornalista francês Frédéric Lefèvre: “Comece o seu inquérito por Aquilino. É um inimigo do regime. Dir-lhe-á mal de mim, mas não me importa: é um grande escritor”.

Renato Nunes nasceu em Lille, França (3/7/1980), mas passou grande parte da sua infância e adolescência em Vila Franca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. Licenciou-se em História, Ramo de Formação Educacional, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2003), especializou-se em Educação Especial, pelo ISCE, em 2011 (domínio Cognitivo e Motor) e concluiu o doutoramento em História, na especialidade “Representações, poderes e práticas culturais”, pela Universidade Aberta (2019).

Em 2007, deu à estampa o livro Miguel Torga e a PIDE. A repressão e os escritores no Estado Novo, integrado na colecção Minerva-História. Publicou também as seguintes obras literárias Construir sentidos (2012) e Pedra após pedra. A palavra (2019), que assinou com o pseudónimo de Fernando Alva.
Entre 2003 e 2012, leccionou a disciplina de História (3.º ciclo e Ensino Secundário), em Portugal continental e na Região Autónoma dos Açores (Terceira, São Jorge e Pico). Actualmente, é professor de Educação Especial e colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares do século XX da Universidade de Coimbra (CEIS/20).

Sem comentários: