quinta-feira, janeiro 23, 2020

CONVITE "AQUILINO RIBEIRO NA DITADURA MILITAR E NO ESTADO NOVO DE SALAZAR" DE RENATO NUNES [LANÇAMENTO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE OLIVEIRA DO HOSPITAL [24 DE JANEIRO, 18H00]




Lançamento do livro “Aquilino Ribeiro na Ditadura Militar e no Estado Novo de Salazar (1926‑1963)” 
de autoria de Renato Nunes

No ano em que se assinalam os 135 anos do nascimento de Aquilino Ribeiro (nasceu a 13 de setembro de 1885) o Município do Carregal do Sal e as Edições MinervaCoimbra promovem na próxima sexta feira, dia 24 de janeiro, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital o lançamento do mais recente livro de autoria do professor Renato Nunes,
Aquilino Ribeiro na Ditadura Militar e no Estado Novo de Salazar (1926-1963)”,
que resulta da tese de doutoramento do autor, defendida em Maio, tendo obtido a classificação de 19 valores.  
A apresentação será feita pelo Professor Doutor Luís Filipe Torgal.
Renato Nunes tem as suas origens associadas ao concelho de Oliveira de Hospital, onde estudou e ao qual continua a estar ligado por laços afectivos e familiares. 


O livro
“Aquilino Ribeiro na Ditadura Militar e no Estado Novo de Salazar (1926‑1963)”, de Renato Nunes, resulta de um projecto 
amadurecido ao longo de 12 anos. O autor analisa o percurso sui generis de um homem que teve como programa de vida
 (o grande sentido da sua existência) ser escritor profissional, num país pouco povoado, marcado por elevadas taxas de 
analfabetismo e onde os direitos de autor eram quase uma miragem. Numa época (Ditadura Militar e Estado Novo) marcada 
pela censura e pela repressão.
A representação, do autor, desse percurso de Aquilino Ribeiro pretende afirmar‑se como mais um contributo para desvendar a vida de um mestre lido, admirado e recomendado, até mesmo por António de Oliveira Salazar, como de resto se comprova pelas palavras que o ditador proferiu ao jornalista francês Frédéric Lefèvre: 
“Comece o seu inquérito por Aquilino. É um inimigo do regime. Dir-lhe-á mal de mim, mas não me importa: é um grande escritor”. 
Este livro é o n.º 30 da colecção Minerva-História, da MinervaCoimbra, dirigida pelo Prof. Doutor Luís Reis Torgal. Na mesma colecção,  Renato Nunes publicou em 2007, "Miguel Torga e a Pide – a repressão e os escritores no Estado Novo".

O Autor
Renato Nunes nasceu em Lille, França (3/7/1980), mas passou grande parte da sua infância e adolescência em Vila Franca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. Licenciou-se em História, Ramo de Formação Educacional, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2003), especializou-se em Educação Especial, pelo ISCE, em 2011 (domínio Cognitivo e Motor) e concluiu o doutoramento em História, na especialidade “Representações, poderes e práticas culturais”, pela Universidade Aberta (2019).
Em 2007, deu à estampa o livro Miguel Torga e a PIDE. A repressão e os escritores no Estado Novo, integrado na colecção Minerva-História. Publicou também as seguintes obras literárias Construir sentidos (2012) e Pedra após pedra. A palavra (2019), que assinou com o pseudónimo de Fernando Alva.
Entre 2003 e 2012, leccionou a disciplina de História (3.º ciclo e Ensino Secundário), em Portugal continental e na Região Autónoma dos Açores (Terceira, São Jorge e Pico). Actualmente, é professor de Educação Especial e colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares do século XX da Universidade de Coimbra (CEIS/20).

Sem comentários: