segunda-feira, janeiro 21, 2019

"SENTEI A VIDA AO MEU COLO" DE MARIA HELENA TEIXEIRA [APRESENTAÇÃO 25 JANEIRO, 21H30] HOTEL QUINTA DAS LÁGRIMAS, COIMBRA



CONVITE



A autora e as Edições MinervaCoimbra 

têm o gosto de convidar V. Ex.ª para a apresentação do livro



SENTEI A VIDA AO MEU COLO

de Maria Helena Teixeira.


A apresentação será feita por Laurinda Alves
Professora Universitária e Jornalista.

Leitura de poemas por Victor Torres.
Momento musical pelo pianista Tiago Nunes.

A sessão realizar-se-á no próximo dia 25 de Janeiro, pelas 21h30,
no Hotel Quinta das Lágrimas, Sala Aqua, em Coimbra.





Maria Helena Teixeira refere este livro como um conjunto de momentos que representam e identificam marcas. Podem ser ficcionados ou ter realidade, numa visão subjectiva com palavras que assumem diferentes significados, numa expressão pessoal de experiências ou de sentimentos.
A Autora acrescenta ainda que, por vezes, nos acode a nostalgia de um vazio em que somos cobertos por silêncios em que não temos nada que dizer sobre o mundo e, nessas alturas, o melhor é sairmos da vida e responder à necessidade de nos esvaziarmos de nós próprios, da dor, da desilusão, do estar preso ao que já não é porque se transformou.
Ainda no Liceu Carolina Michaelis, que frequentou no Porto, recorda o momento em que a poesia se transformou numa das suas formas de expressão e em que a sua professora de português percebeu muito cedo a necessidade de assim se exprimir, tendo-a estimulado ao que achava ser a sua vocação. Não foi isso que aconteceu. Maria Helena Teixeira escolheu o caminho científico que exerceu durante mais de quarenta anos … embora nunca abandonasse o caminho da sua criatividade artística!... Neste momento, é a ela que mais se dedica.

Maria Helena Teixeira, com a publicação deste seu oitavo livro, continua assim o caminho da sua criatividade artística que a distingue do caminho científico que durante 40 anos também percorreu.
Maria Helena Teixeira diz transportar consigo Sophia de Mello Breyner, Álvaro de Campos, Vasco Graça Moura, Eugénio de Andrade e, de uma forma muito especial, Fernando Pessoa e o "Livro do Desassossego".

Maria Helena de Sousa Ferreira Teixeira, natural do Porto, é química de profissão, casada, mãe de três filhos e avó de quatro netos.
Fora do mundo químico, cultiva o gosto pela música, mas é na poesia que a autora esvazia alguns momentos da sua vida.

Livros publicados:

- "Instantes", 1999
- "A Lua tem Frio", 2001
- "Asas e Sombras", 2005
- "Não me Ensine a Estrada", 2009
- "O Silêncio é um Rio", 2012
- "O Vento Ainda Sopra", 2016
- "Sobre Mim um Verso que Eu não Escrevi", 2017

www.minervacoimbra.pt  // minervacoimbra@gmail.com
Edições MinervaCoimbra | Facebook



Sem comentários: