HOJE NA RTP, Ana Cristina Pessoa Tavares, no programa "Sociedade Civil", autora de vários livros, entre eles «SESSENTA MINUTOS NO DESERTO COM… Welwitschia mirabilis!», que saiu em Dezembro e já esgotou a 1ª edição. A 2ª edição sairá em breve.
Muitos parabéns Ana Cristina.
Ana Cristina Pessoa Tavares dos Santos, bióloga, é doutorada em Fisiologia Vegetal pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), é membro do Centro de Investigação de Estudos Farmacêuticos (CEF-UC) e do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH-UCP).
Na UC é Conservadora das coleções de História Natural no Museu da Ciência, foi docente no Departamento de Botânica (1981-1992) e assistente convidada na Faculdade de Farmácia (2002/2003); trabalhou no Jardim Botânico de Coimbra, FCTUC (1997-2014), onde foi responsável pelo Serviço Educativo (1997-2012), e enquanto membro do INQUIRE, pertenceu ao Grupo Consultor nacional e foi investigadora responsável pela coordenação deste Projeto educativo (2011-2013), integrado no “Programa Ciência em Sociedade” do 7º Programa Quadro da União Europeia.
Possui o Diploma Internacional “Educação em Jardins Botânicos” (Kew Botanic Gardens, Londres, 2002) e a Pós-graduação “Medicamentos e Produtos de Saúde à base de Plantas” (Faculdade de Farmácia da UC, 2007).
Tem cooperado em Projetos de Investigação sobre educação, conservação e biotecnologia, sendo tema do seu doutoramento a Conservação in vitro e ex situ e valorização de endemismos ibéricos das Apiaceae portuguesas.
Tem trabalhos publicados em revistas de especialidade, com referees, nacionais e estrangeiras, sobre Educação em Ciência e em Jardins Botânicos e Biotecnologia das Plantas Aromáticas.
A par com a pesquisa científica, a paixão pela natureza tem inspirado a publicação de livros, de âmbito interdisciplinar e dirigidos a todos os públicos, nomeadamente: À descoberta do mundo das plantas (2011), na Editora Fonte da Palavra, Lisboa; na Imprensa da Universidade de Coimbra é autora dos seguintes livros: Plantas aromáticas e medicinais do Jardim Botânico de Coimbra (2008; 2010), Ritmos do Jardim Botânico de Coimbra (2011; 2012) e A alga que queria ser flor/The alga who wanted to be a flower (2013), publicação em cinco versões bilingue; em 2015 publicou dois livros na biblioteca virtual Eumed - Universidade de Málaga: Tributo ao Jardim Botânico de Coimbra, Património Mundial da Humanidade, 2013 (bilingue) e Educação em Jardins Botânicos – 16 anos de experiência, ambos com edição de autor, em papel, em 2015 e 2016, respetivamente.
Sem comentários:
Enviar um comentário