quinta-feira, fevereiro 02, 2017

HOJE NA RTP "SOCIEDADE CIVIL" ANA CRISTINA PESSOA TAVARES DOS SANTOS, AUTORA DO LIVRO «SESSENTA MINUTOS NO DESERTO COM… Welwitschia mirabilis!»


HOJE NA RTP, Ana Cristina Pessoa Tavares, no programa "Sociedade Civil", autora de vários livros, entre eles «SESSENTA MINUTOS NO DESERTO COM… Welwitschia mirabilis!», que saiu em Dezembro e já esgotou a 1ª edição. A 2ª edição sairá em breve. 
Muitos parabéns Ana Cristina.
Maria José Pessoa para Ana Cristina Pessoa Tavares
4 h
Em direto na RTP2

Ana Cristina Pessoa Tavares dos Santos, bióloga, é doutorada em Fisiologia Vegetal pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), é membro do Centro de Investigação de Estudos Farmacêuticos (CEF-UC) e do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH-UCP).
Na UC é Conservadora das coleções de História Natural no Museu da Ciência, foi docente no Departamento de Botânica (1981-1992) e assistente convidada na Faculdade de Farmácia (2002/2003); trabalhou no Jardim Botânico de Coimbra, FCTUC (1997-2014), onde foi responsável pelo Serviço Educativo (1997-2012), e enquanto membro do INQUIRE, pertenceu ao Grupo Consultor nacional e foi investigadora responsável pela coordenação deste Projeto educativo (2011-2013), integrado no “Programa Ciência em Sociedade” do 7º Programa Quadro da União Europeia.
Possui o Diploma Internacional “Educação em Jardins Botânicos” (Kew Botanic Gardens, Londres, 2002) e a Pós-graduação “Medicamentos e Produtos de Saúde à base de Plantas” (Faculdade de Farmácia da UC, 2007).
Tem cooperado em Projetos de Investigação sobre educação, conservação e biotecnologia, sendo tema do seu doutoramento a Conservação in vitro e ex situ e valorização de endemismos ibéricos das Apiaceae portuguesas.
Tem trabalhos publicados em revistas de especialidade, com referees, nacionais e estrangeiras, sobre Educação em Ciência e em Jardins Botânicos e Biotecnologia das Plantas Aromáticas.
A par com a pesquisa científica, a paixão pela natureza tem inspirado a publicação de livros, de âmbito interdisciplinar e dirigidos a todos os públicos, nomeadamente: À descoberta do mundo das plantas (2011), na Editora Fonte da Palavra, Lisboa; na Imprensa da Universidade de Coimbra é autora dos seguintes livros: Plantas aromáticas e medicinais do Jardim Botânico de Coimbra (2008; 2010), Ritmos do Jardim Botânico de Coimbra (2011; 2012) e A alga que queria ser flor/The alga who wanted to be a flower (2013), publicação em cinco versões bilingue; em 2015 publicou dois livros na biblioteca virtual Eumed - Universidade de Málaga: Tributo ao Jardim Botânico de Coimbra, Património Mundial da Humanidade, 2013 (bilingue) e Educação em Jardins Botânicos – 16 anos de experiência, ambos com edição de autor, em papel, em 2015 e 2016, respetivamente.

Sem comentários: