quarta-feira, novembro 30, 2016

SUGESTÃO DE LEITURA «HISTÓRIA E IDEOLOGIA» DE LUÍS REIS TORGAL





Sugestão de leitura
«História e Ideologia» de Luís Reis Torgal.

A história da história constitui uma das temáticas mais fecundas, sobretudo se não se entender “história” em sentido estrito, mas se se considerar também como ensino da história e da “memória”. 

Luís Reis Torgal dedica-se à História Contemporânea, sobretudo ao Estado Novo de Salazar, sobre o que escreveu o livro "A Universidade e o Estado Novo, Ed. MinervaCoimbra, 1999. É Director da Colecção Minerva História (Ed. MinervaCoimbra). Membro do Senado da Universidade de Coimbra durante mais de 10 anos e candidato a Reitor nas eleições de 1998, tem investigado e feito algumas intervenções sobre a Universidade e o ensino em geral, em conferências, comunicações em colóquios, revistas e jornais. Pertence também ao conselho Científico de várias publicações, entre elas da Revista de Historia de las Universidades, da Universidad Carlos III (Madrid ). Publicou, em Portugal e no estrangeiro, vários textos sobre o ensino, em especial sobre o ensino superior, e a Universidade em particular, sendo, por exemplo, co-autor do livro quadrilingue de divulgação intitulado Universidade de Coimbra, autor do capítulo “Edad Contemporánea: hacia la(s) universidade(s) del siglo XXI”, publicado na Historia de la Universidad de Salamanca (2006), de ensaios para debate como "A Universidade e as «condições» da Imaginação" (Cadernos do CEIS20, 2008), do capítulo “University, Society and Politics”, da obra coordenada por Guy Neave e Alberto Amaral Higher Education in Portugal. 1974-2009.
A nation, a generation, publicada (CIPES, 2009), e com Angelo Brigato Ésther, Que Universidade? (2014). Elaborou 1986, a pedido do reitor Rui Alarcão, um estudo sobre a reorganização da Imprensa da Universidade, que foi recriada em 1998, pelo reitor Fernando Rebelo. Com uma vastíssima produção literária e científica é também director da colecção Minerva História [Edições MinervaCoimbra].
www.minervacoimbra.pt // minervacoimbra@gmail.com
Edições MinervaCoimbra | Facebook
https://pt-pt.facebook.com/minervacoimbraed/

Sem comentários: