quarta-feira, setembro 28, 2016

SUGESTÃO DE LEITURA « A DEONTOLOGIA DOS MEDIA» DE CLAUDE-JEAN BERTRAND




Sugestão de leitura
A DEONTOLOGIA DOS MEDIA
de  Claude-Jean Bertrand [1934-2007]. 
MinervaCoimbra, 2002,Colecção Comunicação dirigida por Mário Mesquita.   

«A Deontologia dos Media» é um livro que consegue - cometimento raro - ser simultâneamente pedagógico e polémico. Para o autor, professor que foi na Universidade de Paris II ( Instituto Francês de Imprensa), o bom funcionamento do sistema mediático pressupõe a conjugação de três factores: a lei, o mercado e a deontologia. "A proporção de cada um destes elementos na mistura é difícil de estabelecer: varia segundo a cultura local e os acidentes históricos. Ainda é raro - que os órgãos de comunicação se critiquem uns aos outros, tal como os jornalistas não o fazem. Nesta proporção, como noutras, leva-se às vezes a solidariedade até à cumplicidade".



O Autor propõe o conceito de M*A*R*S - meios para assegurar a responsabilidade social dos media - como um dos factores que podem contribuir par o "controlo de qualidade" na comunicação social. 

Claude-Jean Bertrand nasceu em Argel em 1934. Doutorado em letras ensinou, na área de estudos ingleses e americanos e ciências sociais, nas universidades de Etrasburgo e Paris X (Nanterre). Foi professor visitante as universidades de Syracusa (Nova Iorque), Dakar (Senegal), Annaba (Argélia) e Navarra (Espanha). Além disso desenvolveu investigações nas universidades de Minesotta e Stanford. Escreveu e organizou mais de duas dezenas de livros versando sobre diversos temas, desde a cultura, a sociedade e as religiões, e também na área das ciências da comunicação e dos media. Em portugal foi editado pela MinervaCoimbra com o título "Deontologia dos Media". Dedicou-se à investigação e divulgação de sistemas de responsabilização dos media. «Um defensor do papel sócio-cultural e político dos meios de comunicação. Claude-Jean Bertrand entendia que nem o Estado nem o Mercado poderiam assegurar, por si mesmos, a qualidade desses meios. “Os dois são indispensáveis, mas ambos são perigosos. E não podemos esperar que um neutralize o outro”, escreveu num dos seus livros. Onde vê ele,então, um caminho de solução? Nos sistemas de responsabilização dos media (MAS – de Media Accountability Systems), tais como os códigos de conduta, os provedores, a informação e crítica sobre os media, a investigação científica, os conselhos de Imprensa, a alfabetização mediática….


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