quarta-feira, junho 01, 2016

DIA INTERNACIONAL DA CRIANÇA [SUGESTÕES DE LEITURA] «JORNALISMO E DIREITOS DA CRIANÇA - CONFLITOS E OPORTUNIDADES EM PORTUGAL E NO BRASIL» DE LÍDIA MARÔPO





«JORNALISMO E DIREITOS DA CRIANÇA - CONFLITOS E OPORTUNIDADES EM PORTUGAL E NO BRASIL» 
de Lídia Marôpo [nº 61 da Colecção Comunicação (MinervaCoimbra) dirigida por Mário Mesquita].

"Nas últimas décadas o jornalismo tem dedicado uma atenção crescente às temáticas e problemas que afetam diretamente crianças e jovens. Temas como educação, maus-tratos, abusos sexuais e trabalho infantil ganharam visibilidade mediática, possibilitando um maior reconhecimento público destas questões e estimulando a denúncia em caso de desrespeito aos direitos de crianças e jovens.



www.minervacoimbra.pt


Lidia Marôpo nasceu no Brasil e vive em Portugal desde 2004. Concluiu Doutoramento em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa em 2010. É Professor Adjunto no Instituto Politécnico de Setúbal.
Professora na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e investigadora de pós-doutoramento no Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ)/Universidade Nova de Lisboa (UNL).
É doutorada em Ciências da Comunicação pela UNL e dedica-se especialmente a estudar e promover os direitos da criança nos media, tendo publicado diversos artigos científicos e capítulos de livros sobre o tema.É autora do livro “A Construção da Agenda Mediática da Infância” (Livros Horizonte, 2008). Actuou como jornalista profissional no Brasil e como jornalista colaboradora em Portugal.Foi também assessora de comunicação do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca) no Brasil. Tem sido convidada para ministrar formação para jornalistas e fontes de informação sobre a temática em Portugal (Cenjor), Brasil (Cedeca/Unicef), Moçambique (Unicef) e Irlanda (Unicef/Dublin Institute of Technology, para jornalistas da Europa de Leste e da Ásia).

Sem comentários: