Fernanda Cravidão e Norberto Santos
Foi recentemente apresentado na Casa da Escrita, em Coimbra, o livro
«Gastronomia e Vinhos - do turismo de experiência à experiência pelo turismo» que teve a coordenação dos professores da faculdade de letras da UC, Norberto Santos e Fernanda Cravidão, numa edição do CEGOT/ MinervaCoimbra.
Norberto Santos, Isabel de Carvalho Garcia, José Pedro Paiva, Carina Gomes,
Lúcio Cunha e Jorge Sampaio
A sessão foi presidida pela Vereadora da Cultura da Câmara de Coimbra, Carina Gomes, e contou ainda com intervenções do Director da Faculdade de Letras, José Pedro Paiva, do Presidente do CEGOT e co-editor, Lúcio Cunha, do coordenador da obra, Norberto Santos, e Isabel de Carvalho Garcia (MinervaCoimbra), tendo estado a apresentação do livro a cargo do Engenheiro Jorge Sampaio, Presidente da Rota dos Vinhos de Portugal, da Associação da Rota da Bairrada e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Anadia.
Este livro que tem uma abordagem multidisciplinar e multiescalar e conta com a colaboração de vários especialistas que abordam, entre outros, a gastronomia e as novas formas de turismo, ou a gastronomia como atrativo turístico ou como património cultural imaterial, ou a dinamização das Rotas de Vinho como pólos de atracção turística e marketing aplicado aos vinhos e ainda o aproveitamento integral dos alimentos – inovações da gastronomia como alternativa para a segurança alimentar e nutricional.
Arnaldo Baptista, Nanci Baptista e Carina Gomes
Isabel Santos, Rita Rodrigues, Norberto Santos, Ana Santos e Pedro Rodrigues
Joana Loureiro, Filomena Dias e Diana Meireles
Isabel de Carvalho Garcia e Claudete Moreira
Este livro permite, trazer à reflexão um conjunto de temas que constituem, hoje, novas formas de abordar “velhos” recursos turísticos, onde a experiência molda a viagem e o viajante.
Gastronomia, Geografia e Turismo conjugam-se como os vértices de um triângulo virtuoso capaz de cruzar os elementos fulcrais da oferta que promove a motivação, ou funciona como componente incontornável de
procura, na visita a muitos territórios que se organizam como destinos turísticos. Os produtos gastronómicos e vínicos oferecem ao visitante a possibilidade de melhor conhecer a cultura, os costumes, as tradições e
as histórias de lugares e pessoas, de um modo extremamente agradável e prazenteiro.
Os valores simbólicos da alimentação há muito que se cruzam com o turismo. Nas sociedades ditas desenvolvidas, que são simultaneamente as maiores emissoras e recetoras de turistas, desenvolveram-se, em paralelo, processos aparentemente contraditórios: por um lado o turismo atinge formatos globais e por outro (re) descobre-se a cultura local. E é neste percurso que os patrimónios e as identidades emergem como novos
recursos turísticos onde a experiência constitui, quase sempre, uma viagem pelos sentidos.
Autores:
Adriana Brambilla; Alessandra da Silva Lobato; Álvaro Espírito Santo; Antônia Regina Pinho da Costa Leitão; Antonio Gama Mendes; Augusto de Jesus Guedea Melo Correia; Bruno Angelim do Rosário; Carlos da Costa; Celeste Coelho; Cláudia Henriques; Cristina Barroco; Denise de Sena Abintes Cobello; Ericka Amorim; Fernanda Cravidão; Isabel Borges; Joaquim Antunes; João Luís J. Fernandes; Jorge Umbelino; José Manuel Figueiredo Santos; José Maria Reis e Souza Junior; Luís Lavrador; Manoela Carrillo Valduga; Fabia Trentin; Maria Gorett Nogueira da Silva; Maria Manuel Rocha Teixeira Baptista; Maria Noémi Marujo; Melanija Belaj;Neda Torabi Farsani; Nina Frederico; Norberto Pinto dos Santos; Onur Görkem; Rana Allahyari Sani; Regina Schluter; Sandra Maria de Carvalho Brito; Uiara Maria Oliveira Martins; Yüksel öztürk.
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