segunda-feira, maio 11, 2015

«CIDADANIA DIGITAL 65+» DE HENRIQUE GIL [APRESENTAÇÃO NA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE CASTELO BRANCO]






 CASTELO BRANCO. Apresentação do livro «Cidadania Digital 65+» de autoria de Henrique Gil (docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco) por Fausto Amaro (Professor Catedrático da UL e investigador do CAPP/ISCSP, Universidade de Lisboa). Participação da Tuna USALBI.  


 

Sobre o livro: As políticas sociais devem fazer parte de uma estratégia para a coesão social, tendo em vista o desenvolvimento humano e a qualidade e vida de toda a população.
 (...) Todos os relatórios internacionais e nacionais identificam os cidadãos mais idosos como fazendo parte do grupo dos infoexcluídos.  Tendo em conta que o número de idosos constitui um dos grupos populacionais que mais tem vindo a crescer, torna-se evidente a necessidade e urgência para se reverter esta realidade. Atualmente, uma exclusão digital pressupõe e promove uma exclusão social e, por essa razão, a investigação realizada pretende tornar clara as consequências desta «dupla exclusão». Neste sentido, torna-se urgente promover um debate para que se tomem iniciativas e medidas urgentes que tornem os cidadãos mais idosos infoincluídos e, como consequência, permitir-
-lhes o exercício de uma cidadania plena com um incremento do seu bem-estar pessoal e social!

Sobre o autor:
Henrique Gil exerce atualmente funções docentes na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, tendo a seu cargo a responsabilidade científica  das unidades curriculares de «TIC Aplicadas» em cursos de licenciatura e de mestrado.
Concluiu em março de 2014 o Pós-Doutoramento em Política Social pelo Centro de Administração e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade de Lisboa, relacionado com a utilização das TIC, e-Saúde e e-Governo Local, pelos cidadãos 65+ anos de idade do concelho de Castelo Branco. Possui o Doutoramento (PhD) pela School of Education da University of Exeter, no ano de 2001, na área de «IT in Education». É Mestre, desde 1994, em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa, na área de «Análise e Organização do Ensino». Obteve a sua Licenciatura, no ano de 1986, em Biologia – Ramo Educacional pela Universidade de Coimbra. A sua atividade, em termos de investigação, tem sido realizada no âmbito das TIC, tendo publicado inúmeros artigos em congressos nacionais e internacionais, assim como vários capítulos de livros e de revistas científicas. Ao longo da sua carreira tem também orientado investigações de mestrado relacionadas com a utilização das TIC em contexto educativo, a utilização das TIC para o incremento da qualidade de vida de idosos e de cidadãos com necessidades educativas especiais. Presentemente é investigador integrado do Centro de Administração e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade de Lisboa e colaborador do Centro de Investigação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Pertence a várias instituições e organizações científicas e ao corpo redatorial de revistas internacionais e nacionais relacionadas com a utilização das TIC. Tem também colaborado com a Universidade de Lisboa, com a Universidade da Beira Interior e com o Instituto Politécnico de Portalegre na realização de seminários e na docência ao nível de cursos de mestrado e de pós-graduações no que respeita à utilização das TIC como promotora do envelhecimento ativo. A sua colaboração com a USALBI (Universidade
Sénior Albicastrense), na qualidade de docente da disciplina de «Cidadania Digital», tem permitido uma maior aproximação e consciencialização da problemática da info-exclusão dos cidadãos mais idosos no sentido de proporcionar espaços de intervenção que permitam levar a incrementar a sua inclusão social.


www.minervacoimbra.pt

Sem comentários: