quinta-feira, novembro 21, 2013

«O BULÁRIO DA CASA GRANDE» DE EDGARD PANÃO [APRESENTADO EM COIMBRA]




«O BULÁRIO DA CASA GRANDE» de Edgard Panão foi apresentado na Galeria da Livraria Minerva em Coimbra. Foram muitos os que quiseram confraternizar e  ouvir este autor que para além da cultura  e da erudição que são subjacentes a toda a sua obra literária, tem sempre ironia e boa disposição para transmitir aos presentes. 

A apresentação coube ao Prof. Doutor Manuel Augusto Rodrigues, também autor do prefácio. Em representação das Edições MinervaCoimbra esteve Isabel de Carvalho Garcia que teceu algumas considerações sobre o autor e a sua obra.

Neste livro o Autor constrói uma trama baseada numa saga familiar em que a personagem principal através da biblioteca de um tio padre encontra um catálogo onomástico onde descobre uma referência a um velho códice iluminado, seiscentista, de Bulas do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. 
Com uma investigação cuidada, como é apanágio do autor, Edgard Panão dá ao leitor uma visão histórica da cidade de Coimbra ilustrando e enriquecendo ainda esta obra com fotografias de Alexandre Ramires, António Ramires e Joaquim Silva Santos.
Aqui são retratados 23 colégios da cidade de Coimbra, entre outros.
«O Bulário da Casa Grande» de autoria de Edgard Panão é uma homenagem a Coimbra, a Cidade Universitária, Património Mundial da Humanidade.




Edgard Panão nasceu em Penela. Viveu em Miranda do Corvo. Foi professor liceal de Filosofia e História em vários liceus do país director e professor da Escola do Magistério Primário de Silva Porto (actual Kuito) Angola, e director e professor da Escola do Magistério Primário de Aveiro; responsável pelos Serviços de Educação em Dili. Foi ainda vereador e presidente da Câmara Municipal de Estarreja. 

Desde 1993, altura em que se reformou, que se dedica à investigação de índole histórica e a publicar alguns trabalhos, dos quais se destacam Desde 1993, altura em que se reformou, que se dedica à investigação de índole histórica e a publicar alguns trabalhos, dos quais se destacam:

«O Moleiro Inteligente» (2000), 
«A reconstituição das famílias da freguesia de Salvador da vila de Miranda do Corvo» (2002), 
«Covseiro de Myranda» (2006), 
«Cartas a Ana de Leonardo» (2007),
«Os Trautos de Miranda» (2008), 
«Comentário - O outro lado da coisa» (2009),
«Os convencidos da Vida» (2010), 
«O Tombo da República-Ensaio sobre o período inicial do novo regime político (1910-1926)»(2011),
«Cancioneiro Popular de Miranda do Corvo»de Belisário Pimenta (2012)
« O Bulário da Casa Grande» 2013,
os oito últimos livros com a chancela das Edições MinervaCoimbra.

 «[…] Sabiam que a Alma Mater tinha recebido 721 bulas, além de breves e outros documentos pontifícios…
…Calcorreando os espaços das ruelas gastas da urbe impregnados de mistério chegámos à Sofia dos colégios universitários dos agostinhos, carmelitas, dominicanos e franciscanos colocando questões sobre cada um deles e as bulas que foram recebendo de Roma…
…O livro surge como um apelo à perpetuação de inúmeros factos que adornaram a história de Coimbra e das suas instituições e à reflexão sobre alguns pontos mais controversos. […]» 


Manuel Augusto Rodrigues (in Prefácio) 

Sem comentários: