sexta-feira, abril 26, 2013

"CARLOS CARRANCA E A IDEIA DA EUROPA EM MIGUEL TORGA" NA CASA MUSEU MIGUEL TORGA




  No âmbito do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, Carlos Carranca
foi o convidado pelo Departamento da Cultura de Coimbra, Casa Municipal da Cultura, para numa conversa sobre "A ideia da Europa em Miguel Torga" a propósito do livro Casticismo em Unamuno e Torga, publicado pelas Edições MinervaCoimbra, preencher o fim de tarde naquela que foi a casa de Miguel Torga e hoje é  Casa-Museu.


A sessão foi iniciada pela Dra. Dina de Sousa, em representação da Casa-Museu, seguindo-se as intervenções, da editora, Dra Isabel de Carvalho Garcia (que fez a apresentação do Autor), Dr. José Belo em representação da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Coimbra e Vereadora da Cultura, Profª Doutora Maria José Azevedo Santos e do Prof. Carlos Carranca que proferiu a palestra. Estiveram presentes alguns amigos de Miguel Torga, distinguindo-se entre outros, os Drs. António Arnaut, Pinto de Sá, Mário Campos, Marques e Dra. Maria da Conceição Morais Sarmento, vizinha e amiga da família.
Presente também Dr. Joaquim Correia (Chefe de Divisão/Departamento Cultura), Dr. José Alberto Garcia (MinervaCoimbra) e ainda, entre outros, o Presidente da Junta de Freguesia de Sto. António dos Olivais, Francisco Andrade, o jornalista Mário Martins, o artista plástico António de Matos Ferreira, Dra. Piedade Tavarela (Presidente da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra em Braga) e Engº Helder Rodrigues).

Na reflexão que trouxe a todos os presentes, Carlos Carranca "procura analisar a ideia de Europa expressa nas páginas do décimo sexto volume do Diário de Miguel Torga. Procura, ainda, realçar a importância dada pelo escritor à sua condição de português, assim como à imperiosa necessidade de defender a liberdade nacional face aos poderes, em especial o financeiro, que tentam esmagar os estados europeus mais fragilizados.



 

Sem comentários: