sábado, julho 14, 2012

«O ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS NO CÓDIGO PENAL Críticas e Sugestões» de ANDRÉ CAMPOS [APRESENTAÇÃO EM COIMBRA] LIVRARIA MINERVA




André Campos


Decorreu na Livraria Minerva, em Coimbra, a apresentação do livro «O ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS NO CÓDIGO PENAL- Críticas e Sugestões» de autoria do advogado André Campos. Um livro com a chancela das Edições MinervaCoimbra.
Presidiu à sessão o bastonário da Ordem dos Advogados, António Marinho Pinto e o livro foi apresentado por  Mário Frota.
Numa sala cheia de familiares, colegas e amigos do Autor, Isabel de Carvalho Garcia, em nome da editora, abriu a sessão seguindo-se as intervenções de Mário Frota, António Marinho Pinto e André Campos.


 Mário Frota, António Marinho Pinto, André Campos e Isabel de Carvalho Garcia

 Para Mário Frota "este livro está na ordem do dia. Preocupa quem se vota à sexologia, psicologia, à sociologia e a outros segmentos do saber. O autor, um jovem promissor, de quem fui professor no curso jurídico geral, fez uma investigação profunda, rigorosa,  séria e cuidada sobre um tema que, espero, possa despertar consciências” e  “gerar um sem número de sinais de alerta social para contrabater o fenómeno”, além de poder “incutir nas potenciais vítimas os códigos que desencadeiem mecanismos de defesa ajustados à gravidade dos eventos”.
Elogiou ainda o talento do autor pela forma com quem se debruçou sobre o tema e pelos valores que detém: "um jovem preocupado com a justiça e com a doença moral e social da sociedade actual". Elogiou ainda José Alberto e Isabel Garcia (ed. MinervaCoimbra) pela coragem e persistência de publicarem livros das mais variadas temáticas "numa terra profícua, mas escassa na dádiva de comprar".



Para Marinho Pinto o abuso sexual de crianças é infelizmente  muito mais frequente do que se pode imaginar e não pode ser encarado apenas a partir do direito penal. "É necessário convocar outros saberes e também a sociedade civil. O abuso sexual de crianças é, em Portugal, um problema gravíssimo que tem de ser encarado num aspecto mais amplo. A violência doméstica estende-se às crianças, mulheres e idosos e depende dos domínios insondáveis da mente."  É um crime hediondo. Um crime que constitui um enorme alarme social." Marinho Pinto felicitou ainda o autor por se ter debruçado sobre este tema de uma forma tão séria e preocupada.







André Campos nasceu em Águeda. É licenciado em direito e é Mestre em Ciências Jurídico-Criminais, pela Faculdade de Direito da Universidade Lusíada do Porto.Exerce Advocacia na sua terra natal. Foi eleito membro da Delegação da Ordem  dos Advogados de Águeda para o triénio 2011/2013.

Sem comentários: