sábado, maio 26, 2012

HERMÍNIO FERRAZ e MANUEL LAPA [SESSÃO DE AUTÓGRAFOS] FEIRA DO LIVRO DE COIMBRA, DIA 28, 20HORAS [STAND 4-MINERVACOIMBRA] PARQUE VERDE DO MONDEGO



 HERMÍNIO FERRAZ "O Feitiço das Ilhas do Cacau".
Hermínio Ferraz nasceu em Belmonte.Frequentou o Liceu da Guarda e cursou a então Escola Agrícola de Coimbra onde, por convite, exerceu funções docentes em dois períodos distintos, intercalados pela primeira estadia de quatro anos em S. Tomé e Príncipe.Estudou Máquinas no Stonleight Inst. Worwick, Inglaterra, com estágios técnicos em Bloenfontein (África do Sul); Pompeia (Brasil) e cidade de Rosário (Argentina).Em S. Tomé foi o primeiro Director do Núcleo de Povoamento da Favorita (Experiência Moderna de Integração dos Naturais nas Actividades Económicas da Província.
Coordenador dRádio Rural do Rádio Clube de S. Tomé; director interino de A Voz de S. Tomé e professor da Escola do Magistério. Ali colaborou em diversas actividades literárias, cénicas e outros eventos culturais. Passou a Angola onde foi Director do Departamento Agro-industrial da maior empresa do género de Luanda, donde regressou, definitivamente, em 20 de Dezembro de 1975. A par da sua actividade profissional, fez parte das últimas direcções do Clube de Amadores de Pesca de Luanda e da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra que levou a cabo a construção do novo edifício da sede, o pavilhão desportivo polivalente e a piscina olímpica.De novo em Portugal, foi director de empresas industriais, tendo-se reformado como Director da Sécil Prébetão, com sede no Montijo, responsável a nível nacional da Divisão de Tubos e Pré-fabricados de Betão para drenagens de vias e obras públicas em geral.



MANUEL LUCAS RODRIGUES LAPA "E se um cão vadio de repente pudesse escrever?".
Manuel Lapa reside em Coimbra, onde nasceu em 1936, na freguesia de Santa Clara. Licenciou-se em Ciências Geológicas pela Universidade de Coimbra e especializou-se, obtendo uma pós-graduação em Geologia Aplicada, na Escola Nacional Superior de Geologia de Nancy (França). Trabalhou em Centros de Investigação, tendo concluído a sua actividade científica, nesse domínio, no Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.Além de diversas publicações de carácter científico, inerentes à sua área de trabalho, tem publicado poesia e crónicas dispersas por vários jornais e revistas. Colaborou na antologia "NERUDA, CEM ANOS DEPOIS".

Sem comentários: