domingo, fevereiro 19, 2012

CRISTINA ROBALO-CORDEIRO [ REENCONTRO A PROPÓSITO DE «REMINISCÊNCIAS DA LUZ»




Decorreu na Galeria da Livraria Minerva, em Coimbra,  um reencontro com Cristina Robalo-Cordeiro, ex Vice-Reitora da Universidade de Coimbra (2003-2011) professora catedrática da Faculdade de Letras da mesma Universidade, e que desempenha, desde Janeiro de 2012, o cargo de Directora do Pólo Universitário Magrebe da AUF - Agência Universitária da Francofonia (com sede em Rabat). CRC acompanha três países do Margreb (Marrocos, Tunísia e Argélia), envolvendo um total de 90 universidades.

Com o título Reminiscências da Luz, obra ficcional que obteve, em Outubro 2011, a Menção Honrosa do XIV Prémio Literário Orlando Gonçalves, Amadora, Cristina Robalo Cordeiro reúne, com a chancela das Edições MinervaCoimbra, quinze “histórias quebradas” oscilando entre a representação de um vivido metamorfoseado e a evocação de cenários oníricos em parte inspirados pelas fotografias de Bruno Sacadura. 

Para além das funções referidas Cristina Robalo-Cordeiro 
foi Directora do Departamento de Estudos Franceses de 1991 a 2000 da UC.
Consul Honorária de França, em Coimbra.
Presidente da Alliance Française de Coimbra. 
Vice-presidente da Associação Europeia de Estudos Francófonos e da Associação Internacional de Lusitanistas. 
Responsável pelo Mestrado em Literaturas Francesa e Francófona.
Cristina Robalo-Cordeiro assegurou a coordenação pedagógica de professores de francês, na região centro  de Portugal,  e a coordenação científica de inúmeros projectos de investigação e cooperação num plano nacional e internacional (programas europeus). 
Integra ainda a comissão de "experts" do Programa de Avaliação das Universidades Europeias da E.U.A. - Associação Europeia das Universidades.

Autora de cinco obras de critica literária e de um livro de ficção, foi laureada, em  2008, com o Prémio Richelieu Senghor da Francofonia.

Algumas das noticias relacionadas com o novo cargo, que Cristina Robalo-Cordeiro assumiu em Janeiro de 2012, como (Directora do Pólo Universitário Magrebe da AUF - Agência Universitária da Francofonia) maior associação universitária do mundo:


Marrocos: Portuguesa lidera Agência da Francofonia

Marrocos: Portuguesa lidera Agência da Francofonia

Cristina Robalo Cordeiro, ex-vice-reitora da Universidade de Coimbra, foi nomeada, em Dezembro, diretora da Agência Universitária da Francofonia (AUF) em Marrocos tornando-se a primeira pessoa de um país não francófono a assumir uma função de liderança na maior associação universitária do mundo, avança a agência Lusa.
Image and video hosting by TinyPicEspecialista em estudos francófonos, a catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra vai liderar o décimo pólo regional que a associação criou, em Marrocos, com sede em Rabat, e que vai abranger os três países do Magrebe (Marrocos, Tunísia e Argélia), envolvendo um total de 90 universidades.

A AUF é considerada a maior associação de universidades do mundo e tem como objetivo central criar uma comunidade científica de referência no mundo da língua francesa.

Com quase 800 universidades de cerca de uma centena de países, a AUF tem sedes institucionais no Canadá e em França e está presente em 40 nações.

Esta é a primeira vez que é escolhida uma figura de um país que não é francófono para este tipo de cargo, tendo a seleção ocorrido por concurso internacional, com 23 candidaturas de vários países.
Cristina Robalo Cordeiro, que foi a primeira mulher a candidatar-se ao cargo de reitor da Universidade de Coimbra, inicia funções em Rabat no início de Janeiro, por um período de dois anos.
[Notícia sugerida por Alexandra Luís] 
Coimbra: Cristina Robalo-Cordeiro encontra-se em  Marrocos a dirigir representação da Agência Universitária da Francofonia
http://aeiou.expresso.pt/coimbra-cristina-robalo-cordeiro-vai-para-marrocos-dirigir-representacao-da-agencia-universitaria-da-francofonia=f695877  
                                                                                                                                                                    http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=511933&tm=5&layout=121&visual=49 
http://www.asbeiras.pt/2011/12/cristina-robalo-cordeiro-preside-a-polo-da-agencia-da-francofonia-em-marrocos/                        
                                                                             http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=2221827

1 comentário:

Fonte das Palavras disse...

Estranha coincidência esta que encontrei entre algumas palavras da autora e um texto publicado no blog "Cavalo Selvagem" em dezembro de 2008.

(…)
(Era madrugada alta quando nos conhecemos. Uma parte apenas, ainda. Timidamente, aproximamo-nos lentamente. Primeiro através do olhar, depois o cheiro, o tacto por fim. Aceitámos a loucura, reinventámos Baudelaire e voámos em direcção ao mar à procura de conhecer o todo que faltava, os sabores. Ao longe o uivo dos pinheiros forçava o entrelaçar dos corpos na noite escura, nós fingindo o medo (ou o frio?) que não tínhamos. Através do estar queríamos o ser. Mas, no entanto, ainda não era o tempo das vindimas e deixámos que a água salgada, nos consumisse o ardente desejo e os corpos não acompanhassem o ritmar crescente das ondas. Nas bocas ficou o amargo da espuma interrompida de eros. Amanhã talvez, quem sabe, a tempestade reapossar-se-á dos nossos corpos desejantes, numa erupção impossível de conter nem com toda a água do mundo, fundindo-nos num novo ser único, nós. Hoje, porém, o mar serenou(-nos)-se! )
(…)

http://cavalinhoselvagem.blogspot.com/2008/12/pode-acontecer.html



Coincidências... ou algo mais?