quarta-feira, outubro 12, 2011

APRESENTAÇÃO de «O TOMBO DA REPÚBLICA» de EDGARD PANÃO [16 de OUTUBRO, 15H00] CÂMARA MUNICIPAL DE MIRANDA DO CORVO




«[...] Como Moisés contemplando do alto do Monte Nebo a Terra Prometida na qual não viria entrar, Edgard Panão recolheu-se no seu Observatório do Recolhimento, recheado de memórias e de tombos, para fazer uma avaliação do que, no seu entendimento, foi o golpe do 5 de Outubro de 1910. Sucedeu que, por sinal, a República acabou passados cerca 16 anos por “tombar” exausta de convicção e de vigor. As instituições, as pessoas e qualquer criatura, por sua natureza efémeras e finitas, não possuem o dom da perenidade e mais curta será a sua duração se não têm uma base sólida e assentam em areia movediça. ...


...O livro é dedicado a António Panão, seu bisavô, que nas eleições era levado, com abusada assiduidade, pelos caciques do Partido maioritário para a masmorra do vizinho Castelo da Ega: «Ao cidadão postergado por ter dado o seu voto a político de discurso inconsequente». São palavras de uma actualidade flagrante e que falam por si.

...O livro de Edgard Panão constitui um excelente instrumento para apreciar numa perspectiva de análise serena e altamente construtiva uma fase especial da nossa história. Felicitamos o Autor por tão valioso contributo que ajuda a uma reflexão desapaixonada que indo muito para além do espaço cronológico em que se situa tem o condão de fornecer uma assinalável abrangência do passado com o presente e o futuro.»


In Prefácio de Prof. Doutor Manuel Augusto Rodrigues

Edgard Panão nasceu em Penela. Viveu em Miranda do Corvo. Foi professor liceal de Filosofia e História no Liceu José Estevão em Aveiro e no Liceu Nacional de Leiria, director e professor da Escola do Magistério Primário de Silva Porto (actual Kuito), Angola, responsável pelos Serviços de Educação em Dili, Timor, e director e professor da Escola do Magistério Primário de Aveiro.Foi ainda vereador e presidente da Câmara Municipal de Estarreja.
Desde 1993, altura em que se reformou, que se dedica à investigação de índole histórica e a publicar alguns trabalhos, dos quais se destacam “O Moleiro Inteligente” (2000), “A reconstituição das famílias da freguesia de Salvador da vila de Miranda do Corvo” (2002), “Covseiro de Myranda” (2006), “Cartas a Ana de Leonardo” (2007), "Os Trautos de Miranda" (2008), "Comentário - O outro lado da coisa" (2009), "Os convencidos da Vida" (2010), estes cinco últimos livros com a chancela das Ediçõs MinervaCoimbra.

Sem comentários: