sábado, julho 16, 2011

UMA HISTÓRIA AOS RETALHINHOS no TAGV [AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE S.SILVESTRE]



Decorreu no Teatro Académico de Gil Vicente o lançamento do livro "Uma história aos retalhinhos" de autoria de 176 crianças dos Jardins de Infância do  Agrupamento de Escolas de S. Silvestre (ano 2009/2010).



A sessão foi presidida pela diretora do agrupamento, Dra. Amélia Loureiro, que iniciou a sessão. Seguiu-se a intervenção da Sub-diretora, Dra. Elvira Mendes, que leu um texto alusivo ao desenvolvimento deste projeto.
 

A apresentação do livro esteve a cargo das educadoras Ana Cristina Pires, Graça Moura, Isabel Saraiva, Margarida Santos Folques, Maria João Sousa, Maria José Sequeiros, Sílvia Dias e Teresa Nuno e  Dra. Isabel de Carvalho Garcia (edições MinervaCoimbra).


O numeroso público, composto essencialmente por professores, funcionários, alunos e familiares, rejubilou com o culminar deste projeto que teve como principais impulsionadoras e entusiastas o grupo de educadoras dos Jardins de Infância que fazem parte deste agrupamento.









Isabel de Carvalho Garcia teceu rasgados elogios à persistência e ao entusiasmo que sentiu desde o primeiro contato com Amélia Loureiro, Elvira Mendes e Margarida Santos Folques.
Ao longo da sua intervenção enalteceu as qualidades dos educadores de infância, em geral, e em particular deste grupo com quem teve oportunidade de trabalhar. Referiu que segundo a descrição  académica "Os educadores de infância são profissionais responsáveis pela organização de actividades educativas, a nível individual e de grupo, com vista à promoção e incentivo ao desenvolvimento físico, psíquico, emocional e social de crianças dos 0 aos 6 anos de idade. Mas esta descrição é muito impessoal muito generalista." E continuou: "...junto deste grupo com quem tive oportunidade de trabalhar confirmei que os meninos dos jardins de infância do Agrupamento de Escolas de S. Silvestre têm a felicidade de ter alguém que para além da
profissional responsável e organizada, da educadora, é uma amiga."
 ....

.... "As educadoras envolvidas neste projeto demonstraram uma enorme sensibilidade, uma enorme ternura, e um enorme respeito pelo trabalho que foi realizado ao longo do ano lectivo de 2009/10, de Jardim de Infância em Jardim de Infância, com uma mala cheia de cor e de sonhos.
Desenvolveram e incentivaram a criatividade, o interesse pela descoberta, levando a que os meninos, com a sua ajuda, fossem construindo uma história que nos fala de solidariedade, de amizade, de companheirismo, e também da preocupação com o ambiente. Em suma, uma história colorida, polvilhada, felizmente, com ingenuidade e afeto que certamente vai marcar-vos e contribuir para que sejam, no futuro, seres humanos melhores."  
Destacou a persistência, o carinho e o envolvimento pessoal, para que o projeto fosse o mais perfeito possível, de Margarida dos Santos Folques.

"A Dra. Margarida deve ter umas mãos de fada, ou uma máquina de costura mágica porque não contente, ainda concebeu e confeccionou um coração em tecido  que foi colado em cima do coração impresso (na capa).
Este projeto que teve como objetivo motivar e educar para a leitura, para além de inserido nos programas curriculares, conseguiu ainda cumprir os pressupostos que definem a literatura infantil: o conteúdo deve ser de fácil entendimento pela criança que a lê, ou com a ajuda de outra pessoa; deve ser interessante para estimular a criança; deve passar valores e proporcionar a visão da realidade para além de ser divertido e colorido. Este livro obedece a todos esses pressupostos, porque os seus autores pertencem ao grupo a quem se destina este género de literatura: crianças dos 2 aos dez anos de idade."
Terminou dizendo "uma palavra de especial agradecimento aos pais destes autores tão pequenos, que souberam reconhecer a importância deste projeto. Aos meninos quero dizer-lhes que vão ouvir ao longo da vossa vida uma ambição comum a quase todos nós: plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho. Começaram pelo que podemos considerar o mais difícil: escrever um livro. Desejo que na vossa vida encontrem as pontes necessárias para concretizarem os vossos desejos como encontraram junto das vossas educadoras e da diretora da vossa escola."

 


Este livro foi idealizado pelas educadoras do Agrupamento de Escolas de S. Silvestre e a história e ilustração resulta da criatividade e imaginação das crianças da educação pré-escolar.
O prefácio é de Luisa Ducla Soares.


A sessão terminou com a atuação do "Grupo de Cantares Rouxinóis do Mondego"  que entoou o hino deste agrupamento.


  Margarida dos Santos Folques, Isabel de Carvalho Garcia, Cláudia Ferraz Pereira

As educadoras com Amélia Loureiro, Elvira Mendes 
e os editores (José Alberto Garcia e Isabel de Carvalho Garcia)

As educadoras que entusiasticamente desenvolveram o projeto:

Sílvia Dias (Jardim de Infância de Andorinha)
Isabel Saraiva (Jardim de Infância de Antuzede)
Maria José Sequeiros (Jardim de Infância de S. João do Campo - sala 1)
Maria João Sousa (Jardim de Infância de S. João do Campo - sala 2) 
Margarida Santos Folques (Jardim de Infância de S. Martinho de Árvore)
Graça Moura (Jardim de Infância de S. Silvestre - sala 1)
Ana Cristina Pires (Jardim de Infância de S. Silvestre - sala 2) 
Teresa Nuno (Jardim de Infância de Vila Verde) 

Antes da apresentação do livro o público presente teve a oportunidade de assistir ao espetáculo cénico-musical "Beijada pelo Mar", do mesmo agrupamento.

Sem comentários: