sexta-feira, junho 10, 2011

FOTOBIOGRAFIA DE AUGUSTO CAMACHO VIEIRA por MANUEL FERNANDO MARQUES INÁCIO


 LISBOA: 28 de Junho, 18H30,
El Corte Inglés

COIMBRA: 2 de Julho, 16H00,
Casa Municipal da Cultura




 
CONVITE

As Edições MinervaCoimbra, o Autor e o El Corte Inglés
têm o prazer de convidar para o lançamento do livro

O CANTO E A MÚSICA DE COIMBRA
Fotobiografia de AUGUSTO CAMACHO VIEIRA
de autoria de Manuel Fernando  Marques Inácio.

A apresentação será feita pelos Doutores António Almeida Santos e Carlos Carranca.

Seguir-se-á um momento musical de Canto e Guitarra de Coimbra.

A sessão realiza-se dia 28 de Junho, pelas 18H30, no Restaurante, Piso 7,
do El Corte Inglés, Av. António Augusto Aguiar, em Lisboa.

Será servido um cocktail.

***

Em Coimbra a apresentação será feita dia 2 de Julho, pelas 16H00, na Casa Municipal da Cultura, pelos Doutores Carlos Carranca e Manuel Louzã Henriques.

Esta apresentação insere-se no programa da "Grande Noite do Fado de Coimbra" organizado pela "Associação Cultural Coimbra Menina e Moça" que culminará pelas 23H00, na Praça 8 de Maio, com a atuação de Camacho Vieira, Napoleão Amorim, Fernando Rolim, Sérgio Fonseca, Tito Costa Santos, Nuno Gaspar, José Henrique Dias, Sutil Roque, Florentino Dias, Joaquim Afonso, Vítor Sá e Alcindo Costa (entre outros) e que são os representantes de várias gerações da Canção de Coimbra, e ainda os jovens, de pouco mais de 20 anos, João Rodrigues e Nuno Gaspar.É o maior evento que se realiza no país, de Fado de Coimbra, e que perdura há quase década e meia.

Uma iniciativa do "Grupo de Fados e Guitarras de Coimbra" que pertence à "Associação Cultural Coimbra Menina e Moça" e cujos
instrumentistas são Alexandre Cortesão (guitarra), António de Jesus (guitarra) e Bernardino Gonçalves (viola), que acompanharão os cantores nesta grande noite.


O Dr. Augusto Camacho Vieira tem sido alvo de várias homenagens ao longo da sua vida, nas quais têm sido salientadas as suas qualidades humanas, de médico e especialista, e as de compositor e cantor de Coimbra. 

O Livro
Este livro nasceu da admiração que o autor, Prof. Doutor Engº Manuel Fernando Marques Inácio, sente  desde jovem, pela figura do Dr. Augusto Camacho Vieira - uma referência do Canto e da Música de Coimbra -  médico especialista em traumatologia e ortopedia, conhecido em todo o nosso país, e que foi durante mais de três décadas, médico do Clube de Futebol  “Os Belenenses” e  da Selecção Nacional de Futebol.

O livro "O Canto e a Música de Coimbra, Fotobiografia de AUGUSTO CAMACHO VIEIRA" conta com um  Prefácio de autoria do Dr. António de Almeida Santos também ele um cultor de Coimbra, intérprete e compositor de reconhecida dimensão. 


O livro aborda a vida pessoal e profissional do Dr. Augusto Camacho Vieira ao longo de doze capítulos.
Começando pela identificação do Dr. Augusto Camacho Vieira, o autor percorre o seu percurso estudantil, académico e profissional. A sua formação musical e intervenção no universo da "Canção de Coimbra", a sua participação no Orfeon Académico e na Tuna Académica da Universidade de Coimbra, a par da sua presença em grupos e formações académicas de Canto e Música de Coimbra.

O autor enriquece ainda este estudo com  a Discografia da Canção de Coimbra com que ACV mais conviveu, bem como os autores e as  composições e que, de certo modo, ajudaram a traçar o seu percurso de autor e intérprete.

No capítulo dedicado à  “Obra Musical e Poética. Gravações” são referidas as composições em que intervém como autor da letra e/ou da música, nas quais participa com de 61 autores. São enunciadas as suas 90 composições gravadas, em vários discos, desde 1953, sendo certo que muitas delas, correspondem a compilações de composições já gravadas anteriormente.

Compõem  ainda este livro histórias contadas na primeira pessoa, e outras por alguns dos seus inúmeros amigos.
O reconhecimento pelo seu papel de cantor, intérprete e compositor, bem como o de médico especialista que todo o país conhece, aliados à dimensão do seu carácter, é apresentado no capítulo 11, sob a designação de “Homenagens e Agradecimentos”.
No último capítulo apresentam-se os “Testemunhos”, que são as palavras dos seus amigos que a convite do autor, mas sob indicação do fotobiografado, acederam a dar o seu contributo. Pretendeu-se deixar escrito o que tem sido a vida de um homem “grande”, solidário e fraterno, cultor de Coimbra, intérprete e autor, médico especialista em Ortopedia e Traumatologia. 


O Autor
Manuel Fernando Marques Inácio


Manuel Fernando Marques Inácio nasceu em Lisboa, em 1947, cidade onde hoje reside.
É casado, pai de dois filhos e avô do Francisco, da Matilde e da Carolina.
É licenciado em engenharia civil pelo Instituto Superior Técnico (IST-UTL), especialista em Saúde Pública para engenheiros municipais (ENSP - Ministério da Saúde), pós-graduado e mestre em engenharia sanitária pela Faculdade de Ciência e Tecnologias (FCT-UNL), doutor em engenharia e ambiente (University of Salford - UK). Engenheiro, professor do ensino superior, auditor, consultor e investigador, estudou em cinco universidades, uma delas em Inglaterra, que foi aquela onde esteve mais tempo.
Em Coimbra tem apenas uma matrícula. A  muita boémia e a vida militar, retiraram-lhe o tempo de estudo, mas é Coimbra a sua razão de escrever e de investigar. Aqui viveu profundamente parte dos anos de 67 a 71 do século passado, com especial intensidade os tempos da académica de 1969. Passa ainda hoje parte do seu tempo disponível em Coimbra, pelo menos quinzenalmente, onde investiga, escreve e convive. Começou cedo no canto de Coimbra, mas tardiamente na guitarra de Coimbra, artes onde continua a ser um simples aprendiz. Escreveu a fotobiografia do médico, seu amigo, Dr. Ângelo Vieira Araújo (1919 - 2010), compositor e intérprete do Canto e da Música de Coimbra, que cursou Coimbra na década de 40, tendo-se formado em 1947, e que faleceu neste ano de 2010. É co-autor da “Biografia de um Século”, da grande figura de académico, desportista, médico e jogador da Briosa, que foi o Dr. Joaquim Gonçalves Duarte Isabelinha (1908-2009). Tem escrito artigos vários sobre a Música e o Canto de Coimbra. Pertenceu ao Grupo “Tertúlia Académica de Canto de Coimbra”, onde entre outros, pontuavam os últimos sobreviventes da Tertúlia da Rua Larga, do Drs. Carlos Figueiredo, Amado Gomes e Ferreira Alves. Eram eles o cantor Pedro Magalhães Ramalho, e as guitarras de José Silva Ramos e Teotónio Xavier. É sócio da Académica de Coimbra - O.A.F, regressando pela mão do seu amigo e colega, antigo Presidente Jorge Anginho, que infelizmente  já não está entre nós. É sócio da Casa da Académica de Coimbra, em Lisboa. Pertence à Comissão Instaladora e de lançamento do projecto da Liga dos Amigos do Museu Académico de Coimbra.

Sem comentários: