terça-feira, abril 12, 2011

CURSO PROFISSIONAL DE ARTES DO ESPECTÁCULO [Colégio de São Teotónio]



Na mais recente sessão do ciclo "Educar pela Arte" que decorreu na Livraria Minerva,
em Coimbra, dedicada ao Colégio de São Teotónio estiveram presentes as professoras
Benvinda Araújo, Isabel Delgado (Direcção do colégio), Maria Teresa Azevedo e Teresa Paula Lopes e alguns dos alunos do 9º ano (que fizeram parte do projecto  CRIAR+...   COM ANIMAIS) Leonor Arnaut, Daniela Silva, Catarina Gomes e Diogo Figueiredo.
A grande novidade foi dada pela  Dra Isabel Delgado da Direcção do Colégio,
que revelou que no próximo ano lectivo irá ser leccionado no Colégio São Teotónio
o Curso profissional de Artes do Espectáculo com as seguintes variantes:
interpretação, luz som e efeitos cénicos, cenografia, figurinos e adereços.
Por outro lado o conceito CRIAR+... com ANIMAIS proposto pela Professora Benvinda Araújo foi trabalhado na aula de Educação Visual (disciplina por opção), a partir dos conteúdos programáticos e os alunos inspiraram-se em vários autores por eles escolhidos.
Os destinatários e jovens artistas, foram os alunos daquela disciplina que educa para a arte e pela arte. Prontamente lançaram a criatividade para as telas, ajudados pelas cores, pelos traços e pelas trinchas. Os trabalhos resultaram todos eles diferentes, explorando do bidimensional para o tridimensional, aproveitando as referências estéticas de artistas plásticos do cânone mundial. Assim, olhando para telas e cabeçudos redescobriam Leonardo Da Vinci, Magritte, Escher, Andy Wharol e Dali, partindo da temática animal e inscrevendo-a no contexto da floresta.

A ideia que ficou no ar e que é unânime (professores, educadores e alunos) é que Educar pela Arte permite um desenvolvimento de capacidades (desde a investigação à argumentação) inerentes ao processo artístico e que se vão desenvolvendo concomitantemente.

Para Isabel Delgado "a escola tem a obrigação de promover o elitismo para todos: promover e dar a beber a cultura."

Os alunos presentes explicaram como tinham pensado e elaborado os cabeçudos, quais os diferentes materiais e técnicas utilizados (com a supervisão e orientação da Prof. Benvinda Araújo) e em que medida as aulas de Educação Visual são importantes e contribuem para a sua formação, crescimento e desenvolvimento pessoal para além do despertar para o "belo".

A sessão foi dinamizada por Isabel de Carvalho Garcia e moderada pela artista plástica Élia Ramalho.


                                   CRIAR +...
                                                COM ANIMAIS!

Sem comentários: