quinta-feira, fevereiro 17, 2011

HISTÓRIA DA ARTE- arquitectura, escultura, pintura-UM PROJECTO EUROPEU [Coimbra, 16 de Fevereiro]


José Alberto Garcia, Pedro Dias, Ana Alcoforado, António Filipe Pimentel e Isabel de Carvalho Garcia


Decorreu no Museu Nacional Machado de Castro  a apresentação do livro : HISTÓRIA DA ARTE - arquitectura, escultura, pintura,de autoria de António Filipe Pimentel, Dietrich Grünwald, Jacek Debicki e Jean-François Favre

A sessão foi iniciada pela Directora do Museu Nacional Machado de Castro, Dra Ana  Alcoforado, seguindo-se as intervenções de: Dra Isabel de Carvalho Garcia em nome da MinervaCoimbra; Prof. Doutor Pedro Dias, que apresentou a obra; Prof. Doutor António Filipe Pimentel (autor) e Prof. Doutora Maria José Azevedo santos (vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra), que encerrou a sessão.

Este livro, que se assume como um projecto europeu e que resultou de uma parceria das Edições MinervaCoimbra com a Hachette, para além de autores da Alemanha, França e Polónia, conta com a autoria de António Filipe Pimentel, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e atualmente diretor do Museu Nacional de Arte Antiga.

Coube ao professor Pedro Dias fazer a apresentação uma vez que também ele esteve no início do processo da estruturação deste livro.
Pedro Dias referiu que esta História da Arte foi já publicado em várias línguas e em França vai já na 17ª edição.

Quer o professor Pedro Dias, quer o professor António Filipe Pimentel, depois de explicarem o trajeto até à sua publicação, teceram largados elogios à editora pelo esforço e empenhamento para que uma obra com esta grandiosidade fosse publicada.
Isabel de Carvalho Garcia, em nome da editora, começou por referir que nada é por acaso e que passados 25 anos do início da actividade editorial teve o privilégio de contar, mais uma vez com Pedro Dias, que foi o primeiro autor a desafiar a MinervaCoimbra a publicar um livro.
Assim, a sua primeira publicação é “ Actas do 1º Congresso Luso-Espanhol de História de Arte”, com organização do Prof. Pedro Dias, 1986.
Referiu também que esta editora de Coimbra, continua a liderar em Portugal, as publicações na área da Comunicação/Jornalismo e que com muito orgulho leva o nome de Coimbra um pouco por todo o mundo.
Para além dos livros académicos de estudo serem citados em muitas universidades estrangeiras, a MinervaCoimbra conta também com uma colecção dirigida por Manuela Delille, de estudos alemães, que são igualmente uma referência a nível internacional.
Em relação à História da Arte, salientou que este projecto de parceria com a Hachette, foi iniciado em 1992 tendo sido publicada uma História da Europa de autoria de 12 historiadores europeus e que na génese deste livro esteve também Luis Reis Torgal (o autor português foi Simões Rodrigues, docente da Faculdade de Letras, da UC). Esta obra foi premiada com a medalha alemã “Theodor Heuss Stiftung” devido ao facto de ser reconhecida a contribuição deste livro para o fomento da compreensão entre Europeus.

Em França a “French Académie des Sciences Morales et Politiques” atribuiu-lhe uma menção honrosa .
Este livro foi apresentado, na altura, no Mosteiro dos Jerónimos, com a presença do então presidente da República Dr. Mário Soares.

Isabel C. Garcia agradeceu à Câmara Municipal de Coimbra, ao Governo Civil do Distrito de Coimbra e à REN a compra de exemplares, apoiando assim a  publicação da História da Arte, e  contribuindo  para a divulgação da arte portuguesa, que pela primeira vez aparece numa História Geral da Arte, com fins didácticos, englobando a arte portuguesa, a par da arte italiana, espanhola e flamenga. "É um orgulho para a MinervaCoimbra ser parceira neste projeto" concluiu.


Sem comentários: