quinta-feira, janeiro 20, 2011

INDÚSTRIAS CULTURAIS E CRIATIVAS, o TEATRÃO e o ciclo "EDUCAR PELA ARTE" na "TERÇA-FEIRA DE MINERVA"



Margarida Sousa, Élia Ramalho, Claúdia Pato Carvalho,
 Isabel Carvalho Garcia, António Pedro Pita

Sá Furtado
Ana Satornino, Pedro Gama

Rosa Rebelo, José Alberto Garcia, Rui Veloso,
Noberto Canha, Célia Canha, Piedade Tavarela,
 Helder Rodrigues, Fernanda Soares
Decorreu com assinalável participação a "Terça-feira de Minerva" dedicada ao Teatrão e inserida no ciclo "Educar pela Arte".

Com a presença de António Pedro Pita, Director Regional da Direcção Regional de Cultura do Centro, Isabel de Carvalho Garcia abriu a sessão com uma introdução dedicada às indústrias culturais e criativas com o intuito de dar continuidade ao trabalho por ela iniciado em Julho de 2009 no Clube de Empresários de Coimbra, e continuado pela mesma, com várias palestras, ao longo de 2009 e 2010 tendo como objectivo
 "contribuir para a reflexão, debate e desafio, por forma a dar a conhecer o que de significativo existe nesta cidade e região, numa política de conhecimento e desenvolvimento das Indústrias Culturais e Criativas (ICC) e dos seus agentes".

No contexto da criatividade Isabel Garcia apresentou o projecto das Cidades Criativas da Unesco e como se poderá fazer uma possível candidatura de Coimbra.

O cenário mudou e em círculo, para uma maior proximidade com os presentes,
Margarida Sousa (actriz do Teatrão e coordenadora do projecto pedagógico) e Cláudia Pato de Carvalho (socióloga) deram a conhecer o projecto pedagógico e o projecto Bando à Parte: culturas juvenis, arte e inserção social.

Este projecto de formação artística está a decorrer no Teatrão desde Janeiro deste ano e alia a vertente social à vertente da formação artística.

Esta sessão teve como moderadora a artista plástica Élia Ramalho também responsável pela co-organização do ciclo Educar pela Arte.

No debate, que se seguiu, com elevada participação, não deixou de ser enaltecido, pelos presentes, o trabalho pedagógico desenvolvido pelo Teatrão  e desconhecido por alguns. Esta vertente educacional, na formação entre teatro e educação, contribuindo para a construção de jovens mais aptos e adultos mais saudáveis, e para a construção de uma massa crítica motivada e interessada tem levado o Teatrão a fazer parcerias e a criar igualmente uma interactividade com as famílias.

Questionou-se também a criatividade de Coimbra, pelo que António Pedro Pita referiu:
"não conheço muitas cidades onde uma criatividade inscrita na cidade esteja a produzir resultados tão sugestivos na ótica contemporânea. Veja-se, por exemplo, que a maior parte dos grandes arquitctos portugueses está a trabalhar em Coimbra."

Isabel de Carvalho Garcia iniciou, em Julho de 2009 em Coimbra, a reflexão e o debate sobre as Indústrias Culturais e Criativas, contando a sua intervenção com as seguintes palestras:

. " Criatividade no Contexto de Coimbra e da Região: Indústrias Culturais e Criativas -candidatura de Coimbra a Cidade Criativa da Unesco" _ Julho de 2009 - Clube de Empresários de Coimbra (reunião do Conselho Consultivo).

. "ICC- Coimbra uma Cidade Criativa da Unesco para quando?"
_ Setembro de 2009 - Rotary Club de Coimbra

. " Indústrias Culturais e Criativas: Cidades, Crise e Criatividade Cultural em Coimbra"_ Outubro de 2009 - "II Colóquio Internacional 1909-2009: Crise e Criatividade através da Imprensa" organizado pelo CEIS20 (Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX -universidade de Coimbra)
. "Cidades criativas da Unesco: candidatura de Coimbra e as Indústrias Culturais e Criativas" _ Dezembro de 2009, ANAI (UTL)

. "Indústrias Culturais e Criativas como novas realidades, novos horizontes novas oportunidades" _ Maio de 2010 - 1º Congresso do Clube de Empresários de Coimbra

Sem comentários: