terça-feira, julho 13, 2010

MEMÓRIA DAS OPOSIÇÕES [1927-1969] - Coordenação de HELOISA PAULO


ACABA DE SAIR




MEMÓRIA DAS OPOSIÇÕES (1927-1969) - Coordenação de HELOISA PAULO
Nº 29 da Colecção Minerva-História dirigida por Luís Reis Torgal

Autores:

Armando Malheiro da Silva
Doutorado História Contemporânea de Portugal pela Universidade do Minho, é Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Pertence ao Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Universidade de Coimbra desde a sua fundação.

Augusto Monteiro Valente
Major-General do Exército, na situação de reserva. Licenciado em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é Investigador associado do Centro de Documentação 25 de Abril, sendo autor da obra “General Sousa Dias – Militar, Republicano, Patriota”.

Camilo Mortágua
Participante do Assalto ao Santa Maria, foi um dos elementos mais activos da LUAR, Liga Unificada de Acção Revolucionária. Actualmente é Presidente do Conselho de Administração da APURE – Association pour les Universités Rurales Européennes.

Eugénio de Oliveira
Participante da Revolta de Beja foi condenado pelo regime de Salazar, cumprindo seis anos de prisão. É Coronel da Reserva do Exército.

Heloisa Paulo
Doutorada pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, tendo sido uma das suas fundadoras. Estudiosa do Estado Novo e do salazarismo, possui estudos no âmbito da propaganda, do cinema, emigração e da oposição.

João Madeira
É Mestre em História Contemporânea dos Séculos XIX e XX pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Sendo Investigador do Instituto de História Contemporânea, FCSH/UNL e Colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Universidade de Coimbra.
Luis Bigotte Chorão
Doutor em História Contemporânea, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Universidade de Coimbra.

Luís Farinha
Doutor História Política e Institucional Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É investigador no Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Manuel Pedroso Marques
Participante da Revolta de Beja, esteve refugiado na Embaixada do Brasil, partindo daí para o exílio, sendo activo membro da oposição exilada. É Coronel da Reserva do Exército

Susana Martins
Mestre em História Contemporânea dos Século XX pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Prepara o doutoramento sobre a Frente Patriótica de Libertação Nacional.

O Livro:
Esta obra reúne os textos das comunicações apresentadas em dois colóquios organizados pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra nos anos de 2007 e 2008.

O motivo do primeiro encontro foi a comemoração dos 70 anos da Revolução de Fevereiro de 1927, o primeiro movimento militar contra a ditadura imposta pelo 28 de Maio. O segundo colóquio seguiu o mesmo intuito do primeiro, ou seja, resgatar a memória da oposição a ditadura e ao salazarismo, avançando na linha temporal e deixando para a história futura do movimento oposicionista no Portugal salazarista os depoimentos de alguns dos seus mais destacados combatentes, Eugénio de Oliveira, Manuel Pedroso Marques e Camilo Mortágua. Entre os dois momentos, a semelhança da tentativa de uma acção concertada entre os militares, a grande questão da participação directa ou não de civis, os imprevistos e a falta de resposta de outros sectores militares, ou ainda, civis, o exílio e a repressão brutal contra aqueles que se dignaram a lutar e a combater na defesa de um ideal democrático.

Sem comentários: