quarta-feira, abril 21, 2010

Instalação “FORDOC - EPISÓDIO 1.0”.



De 13 a 26 de Abril a Associação Nacional de Jovens Formadores e Docentes apresenta na Galeria da Livraria Minerva de Coimbra a instalação “FORDOC - EPISÓDIO 1.0”.
Esta nova aposta da FORDOC pretende transformar a galeria num espaço onde se podem visualizar alguns dos vários cartazes que divulgaram, nos últimos anos, toda a actividade da associação. Esta iniciativa serviu também para a FORDOC fazer o pré-lançamento do livro “SuGestão a preto e branco” da autoria de Paulo Antunes e Cristela Bairrada.


Depois de encerrada a segunda edição do ciclo de conferências Comunica Acção FORDOC, a Associação Nacional de Jovens Formadores e Docentes apresenta, de 13 a 26 de Abril, na galeria da Livraria Minerva de Coimbra a instalação “FORDOC - EPISÓDIO 1.0”. Ao longo da semana os visitantes poderão visualizar e relembrar vários cartazes que divulgaram, nos últimos anos, alguns eventos da associação como é o caso do Festival Internacional de Publicidade Publicidade.com / Cannes 2002, Publi..Cidade Figueira da Foz, Publi..FORDOC 2004, 2005 e 2006, Publi…Memory, Publi…Cinema - The Hire e a mais recente aposta da FORDOC em publicidade de revista e outdoor, o festival TenDências.

Curioso é facto de todos os trabalhos expostos serem assinados por PA FORDOC DESIGN, que nem na exposição pretendeu revelar a sua identidade. Muitos dos trabalhos assentam numa lógica de marketing radical que se adora ou se odeia, mas que nunca nos deixa indiferentes. Com imaginários que vão das referências de H.R. Giger, ao design de David Vinies, o cunho pessoal colocado em todas as obras acaba por ser um caso único de imagem e de identidade no panorama nacional das organizações formativas e de docência. Explorado ao máximo a força da imagem ou conjunto de imagens, as obras passam pelos imaginários cinematográficos de David Lynch ou pelos nos cenários de banda desenhada de Enki Bilal e Jodorowski.

A trabalhar, desde a sua criação há 8 anos, o desing da associação, todas as obras são fruto de um trabalho de voluntariado que, desde sempre, posicionou a associação de forma bem diferente de outras instituições similares. Desta forma, o autor preferiu continuar sem qualquer identificação nos trabalhos expostos “até porque se trata de uma exposição FORDOC e não de autor”. “Na verdade, é o todo que importa e não a obra por si só. Os cartazes estão carregados de memórias: dos sucessos, dos locais ou das equipas que fizeram a FORDOC. Os cartazes foram para todos eles. São pertença de uma época e cada um simboliza mais um passo na continuidade de uma associação que é o verdadeiro conceito de uma escola de empreendedorismo para a vida”.


Segundo Teresa Arsénio, Master Comissária da exposição, “esta iniciativa resultou de uma parceria entre a associação e a empresa Episódio. Desde o primeiro momento que esta empresa, sediada em Coimbra, especializada em design de casamentos e eventos se mostrou bastante receptiva em ser parceira desta nova área de acção FORDOC. O objectivo desta iniciativa passa por fazer relembrar a todos os publi...fans os cartazes que divulgaram, por todo país, desde 2002, as maiores mostras publicitárias”. Inaugurada dia 13, às 13:00 horas, a exposição estará patente durante 13 dias, até 26 de Abril às 13:00 horas, na galeria Minerva (no Bairro Norton de Matos em Coimbra) e tem entrada gratuita.

Esta iniciativa serviu, igualmente, para a associação fazer o pré-lançamento do livro “SuGestão a Preto e Branco”. Com a autoria de Paulo Antunes e Cristela Bairrada, a obra, consiste numa colectânea de artigos de autor publicados pela FORDOC, na imprensa nacional e regional ao longo dos últimos 3 anos, sobre marketing, publicidade, comunicação, criatividade, entre outras temáticas.

Depois de Coimbra, a instalação “FORDOC - EPISÓDIO 1.0” rumará a outros destinos por onde a actividade da associação passou terminando, no mês de Novembro, no espaço da Biblioteca Municipal de Mira.

Sem comentários: