domingo, dezembro 20, 2009

Livro recorda lenda montemorense do Abade João



As Edições MinervaCoimbra lançaram ontem o áudio-livro “O Abade João”, de Lurdes Breda, André Caetano e Jorge Brito, com apresentação de Maria José Azevedo Santos, vereadora da Cultura da autarquia de Coimbra. Esteve, presente, entre outros, a vereadora da Cultura do município de Montemor-o-Velho.

Uma percentagem da venda de exemplares no local destinou-se à APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Coimbra.


Esta obra infanto-juvenil tem como objectivo principal a divulgação, em termos históricos e patrimoniais, de uma das mais importantes lendas do concelho de Montemor-o-Velho, do século IX, mas que ainda hoje povoa o imaginário de crianças e adultos desta região, conhecida pela Lenda do Abade (Beneditino do Mosteiro de Lorvão). Introduz, ainda, as vertentes lúdica e pedagógica (com pormenores históricos relativos à época da reconquista cristã, alusão a alguns dos povos que habitaram a Península Ibérica e informação acerca da Capela de Nossa Senhora de Seiça e do Castelo de Montemor-o-Velho, para além de um pequeno glossário).


O livro inclui um CD-áudio que conta com a participação especial de Sansão Coelho na narração da epopeia d’ “O Abade João”. Os textos pedagógicos têm a voz de Álvaro Caetano.



















Sem comentários: