terça-feira, setembro 08, 2009

Lançamento [Montemor-o-Velho] : O ABADE JOÃO


As Edições MinervaCoimbra e os Autores convidam para o lançamento do áudio-livro

“O Abade João”,

de Lurdes Breda, André Caetano e Jorge Brito,

que se realizará no dia 8 de Setembro, pelas 16h00,
na Sessão Solene comemorativa do Feriado Municipal,
no Salão Nobre da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.

A apresentação da obra será efectuada pela Professora Doutora Maria José Azevedo Santos.

Pelas 18h30 terá lugar, na Galeria Municipal, uma sessão de autógrafos
e a inauguração da exposição de ilustrações do André Caetano,
a qual ficará patente ao público até dia 25 de Setembro.


“Que a Glória de Deus Nosso Senhor e a mercê de S. João estejam convosco, neste dia de grã fé, mas igualmente de grão amargor para os nossos corações… Com os vossos próprios olhos e os vossos próprios ouvidos, fostes testemunhas da cruel represália, anunciada por aquele, a quem eu quis como a um filho. Seremos tão valorosos quanto pudermos, na batalha que se avizinha, todavia, os sarracenos, aos milhares, invadem estes campos do Mondego (…)”.


“O Abade João” é a mais recente obra de Lurdes Breda com chancela das Edições MinervaCoimbra.

Esta obra infanto-juvenil tem como objectivo principal a divulgação, em termos históricos e patrimoniais, de uma das mais importantes lendas do concelho de Montemor-o-Velho, do século IX, mas que ainda hoje povoa o imaginário de crianças e adultos desta região, conhecida pela Lenda do Abade (Beneditino do Mosteiro de Lorvão).

Introduz, ainda, as vertentes lúdica (com ilustrações inerentes ao conteúdo da história e a composição de temas musicais originais) e pedagógica (com pormenores históricos relativos à época da reconquista cristã, alusão a alguns dos povos que habitaram a Península Ibérica e informação acerca da Capela de Nossa Senhora de Seiça e do Castelo de Montemor-o-Velho, para além de um pequeno glossário).

O CD-Áudio conta com a participação especial de Sansão Coelho (jornalista e professor do Ensino Superior) na narração da epopeia d’ “O Abade João”.

Os textos pedagógicos têm a voz de Álvaro Caetano (professor do Ensino Secundário).



Lurdes Breda (texto) nasceu em Montemor-o-Velho, em 1970. Frequenta o curso de Línguas e Literaturas Modernas – Variante Estudos Portugueses, da Universidade Aberta. Foi premiada em diversos certames literários nacionais e internacionais e, entre a edição e a co-edição, possui editadas as seguintes obras: “O misterioso falcão de jalne”, “Asas de vento e sal”, “Zuleida, a princesa moura”, “Contos com Vinho Madeira – Cultura Madeirense na Forma Líquida”, “Na face do luar”, “Folhas ao Vento”, “Casa lembrada, Casa Perdida”, “A Nuvenzinha Cor-de-Farinha” e “O Duende Barnabé e as Cores Mágicas”. Mais sobre Lurdes Breda em http://lurdesbreda.wordpress.com.

André Caetano (ilustrações) nasceu em Coimbra, em 1983. É licenciado em Design de Comunicação pela Escola Universitária de Artes de Coimbra, desde Julho de 2006, tendo nesse mesmo ano entrado como bolseiro para o Instituto Pedro Nunes, onde trabalhou como designer. Tem participado regularmente em várias exposições, com trabalhos de desenho e pintura. Em Dezembro de 2008 ilustrou a obra de Cristóvão de Aguiar “Cães Letrados”, publicada pela Calendário das Letras. Expôs os originais na Casa dos Açores em de Março de 2009. Mantém, desde 2005, um blogue de ilustração em http://boredomsketch.blogspot.com.

Jorge Brito (música, voz e produção) nasceu em Coimbra, em 1967. Integrou algumas bandas de garagem e participou em concursos, num percurso de pop, rock, jazz e blues. Começou também a compor, trabalhando no seu pequeno estúdio de gravação. De 2001 a 2003 actuou como músico privativo do antigo Hotel Meliá Confort, em Coimbra, numa formação de trio. Em 2004, através da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Montemor-o-Velho), começou a fazer a montagem e produção áudio e vídeo, em projectos nos quais, entre outros, colaboram Lina Carregã e Lurdes Breda. Faz actualmente parte das bandas “Impacto” e “Vintage”. Mais informação em http://sites.google.com/site/britusspace.



Sem comentários: