terça-feira, março 10, 2009

A Magia do Tour apresentado em Montemor*



“Homenagear o ciclismo, os corredores e aqueles que estão na retaguarda” foi o propósito do livro “A Magia do Tour – Participação dos corredores portugueses”, apresentado, no passado dia 8 de Março, no salão nobre dos Paços do Concelho de Montemor-o-Velho.

Marcaram presença diversos nomes grandes do ciclismo, como Herculano Oliveira, Joaquim Andrade, Alcino Rodrigo, José Martins (que participou em 6 Tour) e Paulo Ferreira, o único português a vencer uma etapa do Tour.

Da autoria do publicista José Magalhães Castela e da glória do ciclismo, o primeiro português a participar no Tour, Alves Barbosa, o livro, editado pela MinervaCoimbra, constitui-se, no entender de Joaquim Gomes, director da Volta a Portugal e vencedor de duas edições daquela prova, como “uma ferramenta fundamental de consulta que não existia no nosso país”. A publicação “pretende dar a conhecer, com algum pormenor, a participação dos vinte e cinco corredores portugueses que tiveram o privilégio de alinhar nas diversas edições da Volta a França em bicicleta, indiscutivelmente um dos maiores acontecimentos desportivos a nível mundial”, lê-se no intróito da obra.

José Magalhães Castela falou da obra, Alves Barbosa contou algumas peripécias do Tour e Joaquim Gomes apresentou o livro, salientando o ciclista figueirense José Bento Pessoa, recordista mundial e campeão de Espanha, Joaquim Agostinho, que considerou "a grande figura do ciclismo português" e Alves Barbosa, "o corredor mais completo".

Seguiu-se a abertura duma exposição referente à Volta à França, com fotos, recortes de jornais e revistas, bicicletas e camisolas. A mostra patente na Galeria Municipal de Montemor-o-Velho até ao dia 22 de Março é de entrada gratuita.






* Texto e fotos da autoria do Gabinete de Relações Públicas e Comunicação da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho
















Sem comentários: