sábado, março 21, 2009

Dia Mundial da Poesia

Ponto

Ali entre o céu e o mar,
Ali entre a terra e o céu,
Entre o sol e o luar,
Ali entre, fico eu.

Maria José Lopes
"Barras de Código"


Para assinalar o Dia Mundial da Poesia, as Livrarias Minerva [rua dos Gatos, rua de Macau (Bairro Norton de Matos) e Faculdade de Letras da UC] estão a oferecer descontos especiais nas suas colecções de Poesia.

As Edições MinervaCoimbra mantêm desde 1992, e sem interrupção, uma colecção de Poesia que vai já no seu 53.º volume. Com direcção de José Ribeiro Ferreira, a Colecção Poesia Minerva pretende dar a conhecer textos de vários países e épocas. Textos que se estendam da Antiguidade clássica aos nossos dias, sem esquecer as obras inéditas e a revelação de novos poetas.


À pergunta sobre se se trata, ou não, de um projecto ambicioso a resposta dos editores é clara: “A poesia é vida e tem que passar o sonho para lá da margem que o delimita”.

A colecção integra autores consagrados como José Ribeiro Ferreira, Cristina Mello, José Jorge Letria, Vasco Pereira da Costa, José Viale Moutinho, Maria Lucília Mercês de Mello, Delfim Ferreira Leão, Lucian Blaga, José Augusto Seabra, Léopold Sédar Senghor, Catulo, Horácio, John Everaerts, Sólon ou Miguel Barbosa, entre muitos outros.

À margem desta colecção, as Edições MinervaCoimbra editam ainda, na área da Poesia, a Colecção Ítaca desde 1994, assim como vários volumes Fora de Colecção que incluem, entre outros, nomes como António Augusto Menano, Paulo Ilharco, Júlio Correia, Maria Helena Teixeira, Amélia Janny, Carlos Carranca, Telo de Morais, Amadeu Teles Marques, Afonso Romano, João Mendes Ribeiro, António Vilhena ou Francisco d'Eulália (nome literário de José de Faria Costa).

Sem comentários: