sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Treino da memória aumenta inteligência

Aurora Viães, Maria Salomé Pinho e Maria Helena Damião



A oitava sessão do ciclo "O dever de educar", promovida no âmbito das Terças-Feiras de Minerva, teve como título "O dever de educar a memória". A convidada, Maria Salomé Pinho, psicóloga e professora da Universidade de Coimbra, dedica-se ao estudo da memória, investigando entre outros aspectos, as relações que esta capacidade estabelece com a aprendizagem.

De acordo com a especialista, nós temos vários tipos de memória: uma de duração breve que guarda a informação transitoriamente e uma outra de longo prazo que nos acompanha durante toda a nossa vida. É precisamente a memória transitória, também denominada memória de trabalho, que é considerada como um espaço mental complexo. Ou seja, “como uma mesa de trabalho onde temos de procurar memória armazenada a longo prazo e combiná-la com os diversos elementos da informação actual que recebemos, para então ter um desempenho correcto numa determinada tarefa que nos é apresentada”.

Nos documentos curriculares que orientam a educação escolar, nos seus diversos ciclos, parece atribuir-se à memória um estatuto cognitivo menor, polarizando-se o dever de educar na compreensão e resolução de problemas. Mas, segundo Maria Salomé Pinho, treinando a memória de trabalho é possível aumentar a inteligência fluida, o tipo de inteligência que informa sobre a capacidade de lidarmos com um problema novo, independentemente do conhecimento prévio.

Significa isto que a solução para os problemas que nos são apresentados num dado momento não se baseia em conhecimento anteriormente adquirido. “Não são os conhecimentos que temos de alguma forma armazenados na nossa memória que servem sem mais para solucionar tarefas propostas no imediato”, referiu a especialista.

Até há pouco tempo pensava-se que este tipo de inteligência não podia ser treinada — nascia-se com ela ou sem ela e pouco ou nada se podia fazer quanto a isso. Mas estudos provaram que é possível aumentar os níveis de inteligência fluida através do treino da memória transitória, ou de trabalho. Daí ser importante, reforçou Maria Salomé Pinho, a promoção de formas de organização do nosso conhecimento na memória, através do seu treino.



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