quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Minerva apresenta Poesia e Arte de Menano

António Menano, António Pedro Pita e Isabel de Carvalho Garcia


António Augusto Menano, o poeta, ou António Menano, o pintor, foi o primeiro convidado do ciclo “Poesia e Arte” que esta semana teve início na Livraria Minerva.

Na sessão, integrada nas Terças-Feiras de Minerva, foi lançado o mais recente livro de poesia de António Augusto Menano, Poemas da Roxa Aurora, Menção no Prémio Nacional de Poesia Universitária Editora 2006, e inaugurada a exposição de pintura “Olhares e Sonhares II” de António Menano, uma mostra que integra obras deste artista plástico expostas pela primeira vez.

António Pedro Pita foi o responsável pela apresentação do livro, obra que considera ser “o primeiro livro que resulta directamente — o que significa profundamente — de uma experiência oriental”. Reflectindo sobre a ligação entre o discurso poético e a prática pictórica, o docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra chamou a atenção para o facto de uma “pequena mas muito importante nuance”: o facto de o poeta e o pintor não assinarem da mesma maneira, sabendo-se que “a assinatura é historicamente uma das questões centrais da validação do objecto artístico”.

Poemas da Roxa Aurora é, assim, o primeiro livro de António Augusto Menano “verdadeiramente banhado na experiência oriental de um poeta sempre muito tematicamente interessado pela problemática da viagem”. Viagem que o autor aborda de dois pontos de vista diferentes, segundo António Pedro Pita.

“A viagem efectiva, a viagem material, a viagem física — quando alguém se desloca da Figueira ou de Buarcos para Roma ou para Paris — e a viagem que cada um é em si mesmo, essa espécie de movimento a que poderíamos chamar interior e que resulta do trabalho de cada um sobre si próprio, tendendo a transformá-lo numa outra coisa que eventualmente esse indivíduo pretende ser”.

Ainda de acordo com o apresentador, “é desta mudança de plano, de uma estranheza relativa que se vê de fora para uma experiência de alteridade que só se pode viver de dentro, que resultam estes Poemas da Roxa Aurora”.

A sessão contou com muitos amigos e familiares de António Augusto Menano, que Isabel de Carvalho Garcia considerou surpreender pela positiva, quer pelo seu percurso artístico quer pelas que têm sido feitas a seu respeito. Menano, afirmou a editora e galerista, é um “contador de histórias, humilde, distraído e divertido”, com um “currículo invejável de criação intelectual e artística”.

A próxima sessão do ciclo Poesia e Arte será no dia 10 de Março, dedicada exclusivamente à poesia no feminino e intitulada A Poesia, a Mulher e a Arte.

A exposição Olhares e Sonhares II pode ser visitada até 17 de Fevereiro, de segunda a sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 20h00, na Galeria Minerva (rua de Macau, 52 — Bairro Norton de Matos).










Sem comentários: