sexta-feira, janeiro 23, 2009

O dever de formar com ou contra a sociedade?

A Livraria Minerva acolhe a 27 de Janeiro, pelas 18h15, a sétima sessão do ciclo "O dever de educar", desta vez com o tema "O dever de formar com ou contra a sociedade?".

O convidado da sessão é Carlos de Sousa Reis, professor do Instituto Politécnico da Guarda e investigador na área da filosofia da educação, alguém que conhece como poucos os valores que norteiam (parte d)a nossa sociedade, uma vez que se tem dedicado à sua identificação e análise.

Efectivamente, aceita-se actualmente como verdadeira a ideia de que a educação escolar deve seguir os desígnios da sociedade circundante, os seus anseios e necessidades e acompanhar a sua evolução. Desta maneira, preparar-se-iam os mais jovens para essa mesma sociedade.

Estará correcto aceitar esta ideia acriticamente quando se trata da educação para os valores? Deverá, neste caso, a educação escolar distanciar-se estrategicamente da sociedade? Deverá a educação ter a ambição de a mudar? Estas algumas das questões a que Carlos de Sousa Reis vai procurar responder.





Recorde-se que a última sessão teve com convidado Rui Veloso, especialista na formação de professores e em literatura para a infância, sendo considerado em ambas um autor de referência. O ex-docente da Escola Superior de Educação de Coimbra abordou, entre outros, os princípios que devem orientar a formação dos professores, para que assumam o “dever de educar” com responsabilidade, mas também qual deve ser o perfil docente ou que professor ideal se deve ter por referência para fazer a formação dos nossos professores.

A formação científica, pedagógica e didáctica são, para o especialista, pilares fundamentais da formação docente, algo que exige uma permanente actualização de métodos e ideias. Nos dias de hoje, afirmou, “a pedagogia tem de ser sempre renovada, pois trabalhamos com jovens em tempos diferentes. Não podemos recorrer hoje à pedagogia tradicional, mas devemos tirar dela o que é válido. Nem podemos embarcar na pedagogia nova de forma acrítica, dogmática. Todas as pedagogias que produzem frutos, independentemente de estarem conotadas com o tradicional ou com o novo, são boas”.

As sessões deste ciclo são quinzenais, decorrem na Livraria Minerva (rua de Macau 52) e estão abertas ao público, com certificado de presença. A organização é de Helena Damião, João Boavida, Isabel de Carvalho Garcia, Mónica Vieira e Aurora Viães.





Sem comentários: