quinta-feira, janeiro 29, 2009

Minerva, a livraria no Bairro que quer ser uma casa para os seus autores

Maria do Céu Sérgio, da Agência Lusa

A celebrar uma década de existência, a Livraria Minerva Galeria, em Coimbra, foi inovadora na altura ao cruzar os livros com a tertúlia e as artes e pretende continuar a ser, sobretudo, uma casa para autores e leitores.

Agora é comum, mas há dez anos, a livraria e galeria de arte aberta por Isabel de Carvalho Garcia e José Alberto Garcia no Bairro Norton de Matos inovou na cidade ao convidar os seus frequentadores a, além de comprarem e folhearem livros, tomarem um café, participarem numa tertúlia, apreciarem um quadro ou assistirem ao lançamento de uma nova obra.

"Na altura, foi considerada uma livraria inovadora em Coimbra, por incluir lançamentos de livros, tertúlias e até um espaço para crianças. Oferecíamos café aos clientes", disse hoje Isabel Garcia, enquanto o marido recorda que muitos estrangeiros visitaram e apreciaram este espaço polivalente, confessando que se "sentiam em casa".

O estabelecimento, onde decorrem periodicamente desde 2000, as "Terças-Feiras de Minerva", insere-se num projecto empresarial familiar iniciado há 23 anos em Coimbra com a abertura de uma livraria alfarrabista na Rua dos Gatos, na baixa da cidade, onde o espírito de tertúlia informal já existia.

A criação das Edições MinervaCoimbra, em 1985, foi uma etapa marcante do projecto, com a editora a manter desde o início "uma relação umbilical" com a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde tem aberta uma pequena livraria.

Desdobrando-se em várias colecções, do saber, com destaque para as ciências da comunicação, com 54 títulos, e destinadas em grande parte ao meio académico, até às artes, ficção, poesia e literatura infantil, as Edições MinervaCoimbra vieram suscitar a necessidade de um espaço físico que desse visibilidade aos autores da casa.

"Precisávamos de um espaço onde os autores pudessem sentir que os seus livros estavam visíveis e também para proceder ao lançamento de obras", lembra Isabel Garcia.

Segundo José Alberto Garcia, o objectivo com a Livraria Minerva Galeria era também "criar um espaço vivo a nível cultural e literário, que proporcionasse às pessoas uma aprendizagem, aproximando o saber da Universidade à cidade".

O casal implantou o estabelecimento, inaugurado em Novembro de 1998, numa zona de Coimbra, o Norton de Matos, que mantém ainda as relações de proximidade entre moradores e que continua a ser designado por "O Bairro”.

Na Rua de Macau, entre prédios, casas e pequenos estabelecimentos comerciais, situa-se a livraria, um espaço onde os autores da "família Minerva" se podem sentir em casa.

Ao fundo, a galeria, que acolhe regularmente várias exposições, é também palco das "Terças-feiras de Minerva", tertúlias nas quais a "partilha de saberes" tem propiciado o debate de temas da cidade, da cultura, saúde e política, entre outras matérias.

Lançamentos de livros, palestras, exposições e outros eventos organizados pelo casal de editores e livreiros têm-se realizado aqui, onde se passaram algumas das histórias mais saborosas ligadas à história da Minerva.

Numa iniciativa comemorativa do Dia da Mulher, que se prolongou até à noite, Isabel Garcia recorda a participação de senhoras residentes no Norton de Matos que se ausentaram momentaneamente para ir tratar do jantar, regressando depois aos festejos.

Evoca também animadas visitas à livraria de crianças de escolas do Bairro ou o lançamento de livros do poeta de Coimbra Paulo Ilharco, com a concentração no espaço de mais de uma centena de pessoas.

"A regra é uma relação forte com a maior parte dos nossos autores, com quem partilhamos alegrias, dificuldades e adversidades", observa Isabel Garcia, o que José Alberto Garcia corrobora, dizendo que se trata "quase da família Minerva, em termos da relação com os autores".

Mário Mesquita, António Damásio, Fernando Catroga, Georges Balandier, António Marinho Pinto, Felisbela Lopes ou Cunha Rodrigues são alguns dos vários autores publicados pela editora.

Para o futuro, e enfrentando os tempos de crise com espírito positivo, esta editora, que se afirma como a que tem publicado "mais livros sobre Coimbra", muitos em parceria com várias entidades, aposta na continuidade das suas colecções, como a inovadora "Geração 21", destinada a jovens talentos, e na criação de novas vertentes editoriais.

Sem comentários: