terça-feira, outubro 21, 2008

O DEVER DE EDUCAR nas Terças Feiras de Minerva

“Há ideias confusas sobre o modo como se educa actualmente.”

Aristóteles, Política VIII



A Livraria Minerva retoma no próximo dia 21, pelas 18h15, as "Terças Feiras de Minerva" com a primeira sessão do ciclo “O DEVER DE EDUCAR” que terá como convidado o Professor Doutor João de Matos Boavida, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Organizado por Helena Damião, João Boavida, Isabel de Carvalho Garcia, Mónica Vieira e Aurora Viães, este ciclo pretende discutir com os convidados — escritores, cientistas, filósofos, artistas, investigadores, jornalistas e estudantes —, e em forma de entrevista, como tem sido entendido o dever de educar. Como é, ou como deve ser, entendido na actualidade.

Com eles se discutirá o significado da "aprendizagem activa", da "aprendizagem centrada no aluno", do "direito ao sucesso e da educação para a excelência", da "educação para a liberdade de escolha". Discutir-se-á também o "valor do conhecimento", na "responsabilidade de ensinar", na "importância de desenvolver capacidades como a memória, a compreensão e a criatividade", de "ser professor neste início de século", do "ensino que a escola proporciona" e de "escolas de excepção".

Estes encontros, com uma regularidade quinzenal, serão destinados a todos os que possam ter interesse pela educação — professores, pais, estudantes e público em geral.

As sessões são abertas ao público.

“O DEVER DE EDUCAR” continua com sessões a 4 e 18 de Novembro e a 2 e 16 de Dezembro. Nas outras terças feiras, de uma forma alternada, serão abordados outros temas que vão desde a literatura, poesia, arte, gastronomia, saúde até aos grandes temas da actualidade.

As sessões decorrem na Livraria Minerva (rua de Macau, n.º 52 - Bairro Norton de Matos), em Coimbra.

A Livraria Minerva da Rua de Macau — inaugurada a 21 de Novembro de 1998 — foi a primeira livraria em Coimbra a começar com tertúlias, intituladas "Terças Feiras de Minerva", com um periodicidade semanal, quinzenal ou mensal de acordo com os temas a debater, no fim da tarde ou pela noite.

Dependendo do interesse dos intervenientes, poesia, romance, ficção, ciências sociais e humanas, arte, saúde pública e temas da actualidade são debatidos regularmente desde há oito anos. Com a iniciativa pretende trazer-se ao debate e reflexão todos os cidadãos interessados e preocupados com a sua cidade, o seu país e o mundo.

Ao longo dos últimos 8 anos, houve sessões individuais ou por ciclos, destacando-se, entre outros, o ciclo "Coimbra – Uma candidatura a Património mundial da Unesco", em que foram intervenientes a maior parte dos elementos directamente ligados a esta candidatura, "A Arte", em conjunto com a Escola Universitária das Artes de Coimbra – EUAC", ou mais recentemente "A Mente: saúde e bem-estar" organizado pelas Edições MinervaCoimbra, Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Mental e Serviço de Violência Familiar do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra.

As "Terças Feiras de Minerva" também saíram fora do espaço Minerva, salientando-se a iniciativa "Mudar de Idade, Mudar de Museu", em que a Livraria Minerva se associou ao Museu Nacional de Machado de Castro e promoveu uma sessão no âmbito da Semana Internacional dos Museus, com uma série de palestras sobre o tema a cargo dos vários técnicos do MNMC. Mas também uma visita à Oficina de restauro do MNMC tendo como tema a "Última Ceia” de Odart, e visitas ao Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e à Biblioteca Geral da Universidade.

A Livraria Minerva foi também o único espaço que, em Coimbra, promoveu uma sessão de reflexão à volta do resultado do concurso "Os Grandes Portugueses" com historiadores, políticos, jornalistas e cidadãos.

Para os mais novos tem realizado em conjunto com os ATL e Escolas Básicas sessões livres de leitura e visitas pedagógicas ao espaço da Livraria, ensinando como é feito o tratamento de um livro desde que chega à editora até à sua colocação na estante e venda ao público.

Tem também colaborado com o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas em sessões à volta do livro e da leitura integradas no Dia Mundial do Livro.

Sem comentários: