quarta-feira, agosto 27, 2008

"Até o Diabo tem as malas feitas" na Figueira da Foz

O Presidente do Rotary Club da Figueira da Foz, Carlos Vieira, as Edições MinervaCoimbra e o Autor têm a honra de convidar V. Exa. para a apresentação do livro

"ATÉ O DIABO TEM AS MALAS FEITAS"

de Henrique Pinto.

A apresentação do Autor será feita por Dores Escada (Rotary Club de Leiria) e a apresentação do livro por Isabel de Carvalho Garcia (Rotary Club de Coimbra).

A sessão realiza-se no próximo dia 28 de Agosto, pelas 21h30, no Hotel Mercure, Figueira da Foz.

Esta sessão aberta é promovida pelo Rotary Club da Figueira da Foz e insere-se na reunião semanal do Clube.



Henrique Pinto tem-se destacado a nível humanitário de Rotary International, da Fundação Rotária Internacional ou da Comunidade laica de Santo Egídeo, em Moçambique, ou, a nível cultural, enquanto criador do Orfeão de Leiria.

"Até o Diabo tem as malas feitas" é composto por um conjunto de textos publicados na imprensa por Henrique Pinto, embebidos, segundo o próprio, "no interesse por tudo o que é humano e no empenho no bem-estar alheio".

As viagens como consultor internacional e enquanto voluntário de causas humanitárias, deram a Henrique Pinto "a oportunidade de construir este conjunto de histórias em torno da luta para apear um dos grandes males do mundo, de forma que pode e está a ser matricial para a solução doutros estrangulamentos mor da humanidade, a poliomielite".

Pelo meio da trama, salienta, "há o humor possível que adoça todos os enredos. Seja o colaborador da Organização Mundial de Saúde que não usava preservativo com receio que a mulher o trocasse por outro. Ou as ameaças de prisão por passar em frente da esquadra de polícia. Ou até o padre que empurrava até fazer doer numa bicha anómala dum aeroporto interno, algures, e alguém lhe pergunta se ele está com pressa de chegar ao céu".



Henrique Pinto nasceu em Corredora, Sesimbra, no ano de 1949. Estudou na Escola Salesiana de Santo António do Estoril e no Liceu Nacional de Oeiras. Licenciou-se em Medicina pela Universidade de Coimbra. É diplomado em Saúde Pública, disciplina em que é especialista, pela Escola Nacional de Saúde Pública/ Universidade Nova de Lisboa e Mestre em Saúde Pública pela mesma universidade.

Nos anos oitenta foi bolseiro em Londres da Organização Mundial de Saúde. Tem várias pós graduações na área da Administração de Saúde.
É Consultor da Organização Mundial de Saúde, da UNICEF e do Centers for Disease Control and Prevention dos EUA, depois de ter exercido funções dirigentes na Saúde a todos os níveis, local, regional e nacional. O seu trabalho estende-se da investigação ao ensino e à administração, sem abdicar duma praxis eminentemente médica.

Membro do Rotary Club de Leiria desde 1984 foi Governador 2002-03 de Rotary International. É Advocacy Advisor for Polio Eradication, Training Leader mundial e Coordenador para a Zona 10 (Europa e África) desta organização Internacional. É ainda director das instituições Fellowship Association for Literacy e Hands Across the Sea para os Recursos Hídricos, ambas nos EUA.

Desde a adolescência está ligado ao associativismo cultural, desportivo, recreativo, académico, científico e profissional. Já na Universidade foi membro do Coral dos Estudantes de Letras da Universidade de Coimbra e seu director de 1973 a 1976. Foi Director do Jornal de Leiria. A partir de 1983 preside ao Orfeão de Leiria, paradigma do associativismo cultural. Preside ainda à Comissão Executiva do Festival Música em Leiria e é Director do Conservatório de Artes/Escola de Música e Dança de Leiria, instituições que criou.

É autor dos livros "Crónicas da Vida e da Saúde", 1997, "O Que a Vida Esconde", 2001, e "O Século do Bem Estar", 2002, sendo também co-autor de "Rumos, Dez Anos de Viagens", 2001, "Missão de Rotary International em Angola", 2003, e da segunda versão de "Frank Talk", de 2004, com Frank Devlyn.

Preside à Mesa da Assembleia-Geral da Liga dos Amigos do Hospital de Stº André e do seu Corpo de Voluntariado. É membro do Conselho Consultivo da Escola Superior de Educação de Leiria e da Escola Superior de Dança de Lisboa e do Conselho Cultural da Associação Industrial Portuguesa.

Foi pessoalmente agraciado pelo Governo com a Medalha de Mérito Cultural. É habitualmente Prelector convidado de várias instituições universitárias para a área da Saúde tendo vindo a leccionar na Universidade Católica Portuguesa.

Sem comentários: