quarta-feira, junho 18, 2008

Terças-Feiras de Minerva apresentaram “Fluir Perene”

Rudolfo Lopes, Delfim Ferreira Leão,
José Ribeiro Ferreira e Isabel de Carvalho Garcia



A Livraria Minerva, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos (APEC) e o Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH) promoveram mais uma sessão das Terças-Feiras de Minerva, desta feita dedicada à apresentação do portal http://www.fluirperene.com e da colecção “Fluir Perene”, com o lançamento dos dois primeiros volumes: “Mitos das Origens - Rios e Raízes”, de José Ribeiro Ferreira e “Batracomiomaquia - a guerra das rãs e dos ratos”, com introdução e tradução do grego de Rodolfo Lopes.

A apresentação esteve a cargo de Delfim Ferreira Leão, para quem o volume inaugural da colecção, dirigida por José Ribeiro Ferreira, também autor do estudo agora publicado, é de natureza didáctica. “Mitos das Origens - Rios e Raízes” é um “pequeno livro, pensado, antes de mais, para servir de apoio às cadeiras de Mitologia e de Mitologia Greco-latina, que integram as disciplinas oferecidas ao nível da licenciatura, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra”.

Segundo Delfim Ferreira Leão, uma das vertentes do projecto “mais notórias e dignas de registo” é o facto desta colecção ser pensada para acolher não apenas trabalhos de investigação, mas também de criação, de poesia, traduções de obras gregas e latinas, breves reflexões, curtas apreciações de livros. Mas também por se tratar de uma colecção que pretende abrir espaço para que os trabalhos sejam produzidos não apenas por académicos de carreira (como é o caso do autor em questão), mas igualmente por jovens investigadores ou artistas que só agora começam a ensaiar os primeiros passos no mundo da edição.

Quanto ao segundo volume da colecção “Pseudo-Homero: Batracomiomaquia – A guerra das rãs e dos ratos”, Delfim Ferreira Leão referiu que a proposta de tradução está vertida “numa linguagem clara e elegante, e onde são detectáveis, de facto, as marcas do estilo homérico”. O mais importante, contudo, acrescentou, “é salientar a inegável pertinência da publicação desta pequena obra, que, além da edição em papel, ficará também disponível no portal, como é característico da colecção Fluir Perene.

“Fluir Perene” [http://www.fluirperene.com] é um projecto que se vale de novas vias e meios tecnológicos para correr e espalhar-se, banhar quem entenda consultá-lo. Conterá uma colecção de publicações, reconhecida pelo mesmo nome.

Constituem o projecto José Ribeiro Ferreira, professor catedrático da Universidade de Coimbra, Ália Rosa da Conceição Rodrigues, estudante (mestrado em Poética e Hermenêutica), Carlos Alberto Martins de Jesus, estudante (doutoramento em Literatura Grega) e Rodolfo Pais Nunes Lopes, estudante (mestrado em Cultura Clássica).

“Fluir Perene” é também um blogue: http://blog.fluirperene.com




Sem comentários: