terça-feira, maio 13, 2008

“O Tigre Sentado” de João Aguiar na Livraria Minerva

António Augusto Menano, Isabel de Carvalho Garcia e João Aguiar


A Livraria Minerva promoveu uma sessão de apresentação do livro “O Tigre Sentado”, de João Aguiar, com chancela da Livros do Oriente.

O romance, que tem Macau como cenário, conta a história de José Luís do Rosário e Wong Lai-lin (ou Madalena Wong), ambos jovens macaenses, conhecidos desde os tempos da adolescência e que, ao fim de alguns anos, se reencontram precisamente quando há um assassinato em cuja resolução ambos se envolvem.

A obra foi apresentada por António Augusto Menano que dissertou sobre a literatura lusófona de Macau, considerando João Aguiar, com este seu livro “O Tigre Sentado”, o terceiro em que Macau está presente, como fazendo parte “dos escritores em língua portuguesa que ajudam a definir a face do Território e participam na construção de uma literatura evocativa, representativa de uma realidade”.

Segundo afirmou, “há no romance uma visão da sociedade de Macau, Ou Mun para os chineses, sociedade de tolerância que nós portugueses ajudamos a fazer, com engenho, sabedoria e alguma ligeireza”.

O romance foi originalmente editado em fascículos no diário macaense “Ponto Final” que, pretendendo assinalar o 5.º aniversário da RAEM, em 2004, convidou cinco escritores portugueses a escrever outras tantas obras inéditas com referência a Macau.

João Aguiar nasceu em Lisboa em 1943, sendo licenciado em Jornalismo pela Universidade Livre de Bruxelas. Publicou, entre muitos outros, “A Voz dos Deuses”, “Os Comedores de Pérolas”, “A Encomendação das Almas”, “Navegador Solitário”, “Inês de Portugal”, “Diálogo das Compensadas”, “Uma Deusa na Bruma” e “O Jardim das Delícias”, além da série juvenil “O Bando dos Quatro”.

Parte da sua obra está traduzida em Espanha, Itália, Alemanha e Bulgária.

O texto de António Augusto Menano, intitulado "«O Tigre Sentado» de João Aguiar e a Literatura Lusófona de Macau", pode ser lido na íntegra na edição de dia 12 de Maio do suplemento "das Artes das Letras" do diário "O Primeiro de Janeiro", disponível aqui.








Sem comentários: