sábado, fevereiro 09, 2008

Os textos da nossa memória colectiva

A Livraria Minerva promove no próximo dia 12 de Fevereiro, pelas 18h30, mais uma sessão das Terças-feiras de Minerva integrada no ciclo dedicado à Língua Portuguesa.

Subordinada ao tema "OS TEXTOS DA NOSSA MEMÓRIA COLECTIVA", esta sessão conta de novo com a presença da Dr.ª Regina Rocha que, desta vez, entrará no domínio da poesia.

Quem não se lembra de “Regresso ao lar”, de Guerra Junqueiro?

“Ai, há quantos anos que eu parti chorando
deste meu saudoso, carinhoso lar!...
Foi há vinte? Há trinta?
Nem eu sei já quando!...
Minha velha ama, que me estás fitando,
Canta-me cantigas para me eu lembrar (…)”.


Cantigas… poesias… Vão ser evocados alguns dos textos conhecidos de várias gerações de leitores, tais como a “Balada da neve”, de Augusto Gil:

“Batem leve, levemente,
como quem chama por mim.
Será chuva? Será vento?”


“A Moleirinha”, de Guerra Junqueiro:

“Pela estrada plana, toc, toc, toc,
guia o jumentinho uma velhinha errante.”


“Os ninhos”, de Afonso Lopes Vieira:

“Os passarinhos, tão engraçados
fazem os ninhos com mil cuidados.”


E ainda “O sono do João”, de António Nobre ou “Mar português”, de Fernando Pessoa.

E porque é que nos lembramos destes textos? O que é que eles têm em comum? É para falar destas e de outras poesias, que Maria Regina Rocha vai estar presente em mais uma Terça-Feira de Minerva.

Maria Regina Rocha é professora da Escola Secundária José Falcão, com larga experiência de ensino da Literatura Portuguesa. É consultora do “Ciberdúvidas da Língua Portuguesa”, participa em emissões do programa “Páginas de Português”, da Antena 2, e é autora dos conteúdos linguísticos do programa “Cuidado com a Língua!”, transmitido na RTP.

A sessão decorre na Livraria Minerva [Rua de Macau, 52 - Bairro Norton de Matos] e a entrada é livre.

Sem comentários: