domingo, fevereiro 17, 2008

Os afectos ao longo da vida



No dicionário de Língua Portuguesa podem ler-se as seguintes definições: Afecto – afeiçoamento; amor; carinho; inclinação; Afectivo – indivíduo caracterizado pela predominância da sensibilidade sobre a inteligência e a vontade; em que há afecto; dado a afectos; afectuoso; Afectividade – qualidade de afectivo; conjunto de fenómenos afectivos; capacidade individual para experimentar sentimentos e emoções.

Assim começou Cristina Vieira a sua exposição sobre “Os afectos ao longo da vida”, que enriqueceu mais uma sessão do “Chá com Lágrimas”, desta vez intitulado “Chá com Afectos”.
A docente de psicologia falou dos estereótipos que pontuam a sociedade, nomeadamente em relação à afectividade. “Os afectos sempre foram vistos como subordinados à cognição, ao raciocínio, à inteligência. Era como se fossem a outra moeda, a parte mais fraca, sobretudo na cultura Ocidental”. Dicotomia esta que prejudica a socialização plena.

Mas os afectos e a maneira como os expressamos são algo construído por cada sociedade, isto é, são realidades que não são vividas nem expressas da mesma maneira por todas as pessoas, afirmou ainda Cristina Vieira. Mas o que é, sobretudo, preciso, é que se desconstruam todos os estereótipos e ideias erradas sobre os afectos. “Não podemos nunca separa a afectividade da cognição”, alertou.

A sessão contou ainda com a leitura por José Ribeiro Ferreira de poemas do livro “Mil Vezes Mil Beijos. O livro dos beijos”, de Jean Everaerts, com introdução, tradução do latim e notas de Carlos Jesus e chancela das Edições MinervaCoimbra. A música, essa, esteve a cargo de Luíz Alcoforado, acompanhado à viola por Luís Carlos, que interpretaram temas contemporâneos portugueses, brasileiros e cubanos.

O “Chá com lágrimas” é a mais recente criação da Fundação Inês de Castro, em parceria com as Edições MinervaCoimbra e o Hotel Quinta das Lágrimas, e tem por objectivo relembrar a ambiência das velhas tertúlias coimbrãs, razão que explica o espaço dado ao diálogo artístico e cultural, num clima da maior informalidade. A iniciativa conta ainda com o apoio da Empresa Municipal de Turismo.

“Chá com imaginação” é o tema da próxima sessão que se realizará no dia 13 de Março, incluída na X Semana Cultural da Universidade de Coimbra.











Sem comentários: