domingo, fevereiro 17, 2008

“O teu conto de encontro” e “A Cidade e o Livro”

A Livraria Minerva promove no dia 22 de Fevereiro uma actividade dedicada às crianças e intitulada “O teu conto de encontro”, que terá como convidados especiais as crianças da creche dos Casais Santa Maria e a contadora de histórias Luísa Sequeira. O convite é extensível a todos quantos queiram participar, especialmente os mais novos, que são os reis e as rainhas do dia.

Simultaneamente, e até 10 de Março, a Livraria Minerva, em parceria com o Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra (ITAP), promovem o concurso de fotografia “A Cidade e o Livro”, cujos trabalhos serão exibidos ao público de 24 de Março a 2 de Abril, na Galeria Minerva, e cujo tema pretende explorar o universo literário. Uma iniciativa que pretende pôr à prova a criatividade dos participantes na forma como vêem o livro, a cidade e o seu potencial enquanto criativos fotográficos.

As fotografias, em formato digital, com uma resolução mínima de 1600×1200 pixeis, em cor ou preto e branco, deverão ser entregues até ao dia 10 de Março de 2008, por e-mail para minervaeventos@gmail.com, acompanhadas da identificação do autor, contendo o nome, telefone, e-mail e o título da obra (facultativo).

O júri do concurso inclui profissionais e individualidades com reconhecidas provas no mundo da fotografia. Haverá um prémio surpresa para o melhor trabalho a concurso e as dez melhores fotografias ficarão temporariamente expostas na Galeria.

Estes eventos são organizados por Ana Rita Carvalho, finalista do Curso Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade do ITAP, no âmbito da sua prova de aptidão profissional.

A Livraria Minerva, localizada no Bairro Norton de Matos, Rua de Macau n.º 52, em Coimbra, foi fundada a 21 de Novembro de 1998. É um espaço polivalente onde se realizam vários eventos, dos quais se destacam exposições de pintura e escultura, palestras, conferências, lançamentos de livros e ainda tertúlias.

A Livraria Minerva foi a primeira em Coimbra a oferecer café aos seus clientes, convidando-os a sentarem-se e descontraidamente consultarem obras do seu interesse, bem como foi a primeira a ter um espaço dedicado às crianças e uma Galeria de Arte com exposições permanentes. Enquanto Galeria, a Minerva tem exposto trabalhos de artistas nacionais e estrangeiros e realizado exposições em parceria com outras instituições.

A Livraria Minerva foi, igualmente, a primeira em Coimbra a promover tertúlias, sob o título “Terças-feiras de Minerva”, com uma periodicidade semanal, quinzenal ou mensal de acordo com os temas a debater. Estes encontros, que já duram há oito anos, tanto se realizam ao fim da tarde como se prolongam pela noite dentro, e as temáticas debatidas vão desde a poesia à ficção, passando pelas ciências sociais e humanas. Nestes encontros, a arte também não tem sido esquecida e os temas da actualidade são presença assídua. Estas tertúlias pretendem envolver num debate e reflexão todos os cidadãos interessados, preocupados e conscientes das constantes mutações que ocorrem na sua cidade, no seu país e no mundo.




Concurso de Fotografia
“A Cidade e o Livro”

Regulamento

Preâmbulo
Com o presente regulamento se definem as regras do Concurso de Fotografia a realizar no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da aluna Ana Rita Carvalho, finalista do Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra - ITAP, em parceria com a Livraria Minerva, que culminará com uma exposição a realizar entre 24 de Março a 2 Abril de 2008.

Artigo 1.º
Objecto e Tema
Propõe-se realizar um Concurso de Fotografia, com especial relevância à Cidade de Coimbra e ao livro. Nesse sentido, o Concurso de Fotografia com o tema “A Cidade e o Livro” pretende estimular o sentido de observação, curiosidade e divulgar novos valores na área da fotografia, com o sentido de promover o gosto pelo livro, pela Cidade de Coimbra e pela fotografia.

Artigo 2.º
Entrega dos trabalhos/Prazos
As fotografias, em formato digital, com uma resolução mínima de 1600×1200 pixéis, a cor ou preto e branco, deverão ser entregues até ao dia 10 de Março de 2008, por e-mail para minervaeventos@gmail.com, acompanhadas da identificação do autor, contendo o nome, telefone, e-mail e o título da obra (facultativo).

Artigo 3.º
Júri
O júri será constituído por representantes das seguintes entidades:
• Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra – ITAP;
• Livraria MinervaCoimbra;
• Principal Patrocinador.

Artigo 4.º
Prémios
Serão atribuídos prémios aos três primeiros classificados, sendo:
• 1.º Classificado – (a definir)
• 2.º Classificado – Livro de Fotografia
• 3.º Classificado – Vale de desconto em serviços fotográficos
Será feita uma exposição com os melhores trabalhos a concurso na Galeria Minerva, de 24 de Março a 2 de Abril.

Artigo 5.º
Divulgação dos resultados do concurso e entrega dos prémios
A divulgação dos resultados do concurso e a entrega dos prémios, serão realizadas no dia 25 de Março de 2008 na Livraria Minerva e, em devido tempo, notificadas a todos os concorrentes. A devolução de todas as fotografias será efectuada após o encerramento da exposição.

Artigo 6.º
Exclusão dos concorrentes
A falta de qualquer elemento ou o não cumprimento de qualquer dos itens do presente Regulamento, implica a exclusão do concorrente.

Artigo 11.º
Casos omissos
Os casos omissos neste regulamento são da competência da organização.

Sem comentários: