domingo, janeiro 27, 2008

Galeria Minerva apresenta “Fábrica” de Ana Santiago



A Galeria Minerva tem patente uma exposição de pintura de Ana Santiago intitulada "Fábrica", que poderá ser visitada até dia 20 de Fevereiro, de segunda a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00.

“Fábrica” é, segundo a galerista Isabel de Carvalho Garcia “outro olhar e uma outra forma de fazer arte”. Uma exposição que é, sobretudo, “uma lufada de ar fresco para Coimbra”.

Segundo a própria artista, este trabalho agora apresentado na Galeria Minerva “pretende comunicar algo que me vem perturbando desde que comecei a trabalhar ao nível da pintura e que é a questão da identidade”. Para Ana Santiago, trata-se de “uma questão pertinente, sobretudo na época actual em que cada vez mais sentimos dificuldades em perceber porque é que existimos”.

Confessando-se profundamente influenciada pela obra de Italo Calvino, “Seis propostas para o próximo milénio”, Ana Santiago apresentou, durante a sessão de inauguração da exposição, um pequeno vídeo experimental de sua autoria, no qual procura expressar o seus sentir plástico em relação ao processo de identidade.

Ana Santiago nasceu no Porto em 1980, cidade onde reside e tem ateliê. Iniciou a sua actividade artística em 1999, concluindo o Curso Tecnológico de Conservação e Restauro, no Instituto das Artes e da Imagem, onde paralelamente efectuou um curso livre de pintura. Expôs no Mercado Ferreira Borges em 2002 como participante da mostra colectiva “As Cores do Porto”.

Licenciou-se em Arte e Comunicação na Escola Superior Artística do Porto em 2006. Tem desenvolvido diversos projectos artísticos, centrados na pintura e artes digitais.

Produziu e realizou, em conjunto com João Soares, o Festival Internacional de Vídeo Timeline para a XIII Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira em 2005. Participou na exposição colectiva “Arte Portugal PALOP – CPLP”, realizada pela ANAP, Galeria de Arte do Hotel Ipanema Park, no Porto em 2007, e na exposição colectiva “Paisagem Urbana Hoje”, Galeria de Arte dos Antigos Paços do Concelho, em Viana do Castelo em 2007.

Actualmente frequenta o Mestrado de Arte e Design para o Espaço Público, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.












Sem comentários: