domingo, novembro 11, 2007

“Chá com Bichos” abriu tertúlias de fim de tarde na Quinta das Lágrimas



O “Chá com lágrimas” é a mais recente criação da Fundação Inês de Castro, Edições MinervaCoimbra e Hotel Quinta das Lágrimas. Uma iniciativa que, sempre subordinada a um tema, terá lugar todas as primeiras quintas-feiras de cada mês, às 17.30, no hotel.

A primeira sessão do “Chá com Lágrimas” decorreu sob a inspiração da poesia de Miguel Torga e com a designação de “Chá com Bichos” superou todas as expectativas. Esta primeira tertúlia cultural e artística decorreu na sala de chá, com lotação esgotada, contando com a presença e a intervenção da directora da Casa-Museu Miguel Torga, Cristina Robalo Cordeiro, que referiu que, de entre a obra do escritor, “Bichos” foi talvez a que mais adesão desencadeou.

“Nas escolas, nos ateliers de pintura, nas oficinas de teatro, de escrita ou de música, “Bichos” foi reescrito infinitas vezes”, recordou, acrescentando que o segredo do sucesso destes contos poderá residir no facto de que “se não deixam aprisionar em categorias estéticas ou morais, mas antes se abrem ao imaginário de cada um de nós”.

A originalidade deste conjunto de textos de Miguel Torga reside assim numa mistura de naturalismo e de reflexão ética, entendendo esta como etologia, ciência do comportamento animal. “Os animais podem, se os escutarmos, ensinar-nos a estar no mundo. Não são professores de moral, mas mestres de vida: neles não existe bem nem mal, na ordem transcendente dos valores, existem sim coisas boas e coisas más, na ordem imanente dos afectos”. Caçador apaixonado, Miguel Torga transmite a sua simpatia pelos animais e submete homens e animais ao mesmo mundo, à dor e à morte.

Seguiu-se uma sessão de leitura de poesia de Miguel Torga por Aurelino Costa e o Grupo “Coimbra” — constituído por Ricardo Dias (guitarra), Pedro Lopes (viola) e João Farinha (voz) —, interpretou alguns fados, entre os quais um com letra do escritor.

A 6 de Dezembro haverá novo encontro, à mesma hora e no mesmo local. “O Natal ontem e hoje”, por Frei Domingues, é o tema da segunda sessão, para a qual está já confirmada a presença do tenor Giovanni D´Amore, acompanhado ao piano por Stefano Nanni.

“Chá com Inês” (10 de Janeiro), “Chá com Amor” (14 de Fevereiro) e “Chá com Música” (13 de Março) são os temas das sessões seguintes, numa iniciativa que conta com o apoio da Empresa Municipal de Turismo de Coimbra.


Sem comentários: